A EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARFOR/UFC

Authors

  • Andressa Barbosa de Almeida
  • Artur da Silva Barbosa
  • Juscileide Braga de Castro

Abstract

O plano de  Formação de Professores para a Educação Básica - PARFOR é um programa emergencial para atender professores que atuam em escolas públicas municipais ou estaduais e que não possuem formação adequada para lecionar, de modo que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade da educação básica no País. A Universidade Federal do Ceará - UFC, por meio da Faculdade de Educação - FACED, possibilita a cerca de 625 professores da rede pública, de longínquos municípios cearenses, em 19 credes diferentes, cursarem Licenciatura em Pedagogia, de modo a atender a Educação Infantil, aos anos iniciais do Ensino Fundamental e à Educação de Jovens e Adultos. No entanto, tem-se constatado uma diminuição gradativa de discentes a cada disciplina. Diante disso, este trabalho tem como objetivo verificar os motivos que levam os cursistas a desistirem da referida graduação.  Foi observado que muitos destes alunos não residem nos mesmos municípios onde acontecem as aulas, necessitando percorrer grandes distâncias, o que tem dificultado o comparecimento às aulas. Vale ressaltar que os secretários de educação desses municípios, ao validarem a inscrição destes estudantes na Plataforma Freire (forma de ingresso das turmas do PARFOR), assumiram o compromisso de responsabilizar-se por garantir as condições necessárias para a participação nos cursos de formação, no entanto, esta é uma ação que não foi viabilizada, necessitando de sensibilização junto às secretarias. Destaca-se, ainda, a carga horária semanal destes profissionais que após uma semana inteira de trabalho, precisam dedicar-se, aos fins de semana, a cerca de 12 a 16 horas, causando dificuldades, em muitos casos, de dedicar-se às aulas. Diante desta realidade, pretendemos, como atividades futuras da Bolsa de Iniciação Acadêmica, implementar ações e projetos que atendam estes discentes, buscando diminuir a evasão.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-08

How to Cite

Barbosa de Almeida, A., Barbosa, A. da S., & Braga de Castro, J. (2017). A EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARFOR/UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4826. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29850

Issue

Section

II Encontro de Iniciação Acadêmica