A PARTICIPAÇÃO DOS BOLSISTAS DA BOLSA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA (BIA) COMO SUPORTE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: BIBLIOTECA LABORATÓRIO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

Authors

  • Bruno Pereira Felix
  • Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra

Abstract

Na condição de bolsista de iniciação acadêmica da Universidade Federal do Ceará – UFC, temos a oportunidade de desenvolver atividades em diversos espaços e departamentos inseridos na instituição referida. A Bolsa de Iniciação Acadêmica – BIA é uma forma de maior entendimento de como funciona os vários espaços da universidade, além de contribuir para a permanência de muitos alunos na graduação. O curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará completou 50 anos no ano de 2014 e tem como objetivo formar alunos para as mais diversas áreas: catalogação, preservação de obras, na administração de arquivos, etc. A Biblioteca laboratório do Curso de Biblioteconomia é um dos muitos espaços, onde os bolsistas de iniciação acadêmica desenvolvem atividades e projetos. São várias as atividades desenvolvidas na Biblioteca laboratório, desde um lugar acolhedor a sala de debates e espaço para lançamentos de obras dos professores da casa. O presente resumo tem por objetivo divulgar a importância que o bolsista tem em desenvolver atividades para permitir que espaços como, a Biblioteca laboratório do Curso de Biblioteconomia, sempre estejam de portas abertas para os alunos e professores. O bolsista alocado na Biblioteca laboratório dá apoio nas atividades desenvolvidas pelos professores com os alunos na biblioteca, elabora relatórios acerca das atividades que são desenvolvidas na biblioteca durante os dias de bolsa e durantes os dias em que as aulas são ministradas, preenche instrumentais para controle do uso da biblioteca por professores ou colaboradores do departamento, organiza e controla os livros existentes no acervo J. C. Alencar Araripe, organiza o acervo existente atualmente na biblioteca por categorias (obras, monografias, folhetins, revistas, etc). Os resultados podem ser percebidos através do bom funcionamento da Biblioteca laboratório, onde com a presença de um bolsista se torna um ambiente de fácil acesso para os alunos, bem como um ambiente organizado.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-08

How to Cite

Felix, B. P., & Montenegro Albuquerque Guerra, M. A. (2017). A PARTICIPAÇÃO DOS BOLSISTAS DA BOLSA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA (BIA) COMO SUPORTE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: BIBLIOTECA LABORATÓRIO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4866. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29890

Issue

Section

II Encontro de Iniciação Acadêmica