AVALIAÇÃO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS PARA PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEIS SÓLIDOS: ANÁLISE IMEDIATA, PODER CALORÍFICO E DENSIFICAÇÃO DA BIOMASSA. SUB-TÍTULO: AVALIAÇÃO DA PALHA DE CARNAÚBA IN NATURA E CARBONIZADA
Abstract
A produção de energia a partir de fontes agroindustriais constitui uma interessante forma de aproveitamento energético desses resíduos, sobretudo ao problema ambiental relacionado ao grande volume de resíduos gerados pela agricultura, onde o tratamento e disposição final são ainda incipientes. A utilização da biomassa como combustível sólido a partir da palha da carnaúba vem apresentando um potencial promissor no estado do Ceará, sendo essa região destaque no extrativismo da carnaúba (Copernicia prunifera). Este trabalho teve como objetivo caracterizar a biomassa residual proveniente da cultura da carnaúba, mais especificamente, a palha da carnaúba tanto in natura quanto carbonizada. A caracterização do resíduo se deu pela análise imediata e o Poder Calorífico Superior (PCS), os quais foram regidos pelas normas brasileiras ABNT NBR 8112 e 8633. A metodologia baseou-se em secar a biomassa in natura em estufa a 105ºC e, em seguida, queimá-la em mufla a diferentes temperaturas, conforme análise pretendida.Para o PCS foi utilizado uma bomba calorimétrica. Este procedimento também foi utilizado para caracterizar a biomassa carbonizada, no entanto, antes do início do processo a biomassa in natura foi carbonizada em mufla nas temperaturas de 250ºC, 300ºC, 350ºC e 400 ºC. Por meio das análises percebeu-se que a palha da carnaúba in natura apresentou 11,10% de teor de umidade, 64,97% de teor de voláteis, 9,76% de teor de cinzas, 14,17% de teor de carbono fixo e PCS de 17,26 MJ/kg. Após carbonização, a palha de carnaúba à 300ºC apresentou o melhor resultado dentre as demais: 4,54% de teor de umidade, 44,05% de teor de voláteis, 15,73% de teor de cinzas, 35,68% de teor de carbono fixo e PCS de 20,69 MJ/kg. Diante disso, observou-se que, de acordo com o estado inicial da biomassa (in natura ou carbonizada), ela possui resultados diferentes, sendo necessária sua adequação ao grau de eficiência que se deseja obter, ou seja, a quantidade de energia gerada.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Uchoa Barroso Bizerra, D. A., Paixão, R. L., Silva, C. B. de S., Malveira, J. de Q., & Rios, M. A. de S. (2017). AVALIAÇÃO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS PARA PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEIS SÓLIDOS: ANÁLISE IMEDIATA, PODER CALORÍFICO E DENSIFICAÇÃO DA BIOMASSA. SUB-TÍTULO: AVALIAÇÃO DA PALHA DE CARNAÚBA IN NATURA E CARBONIZADA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4970. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29994
Issue
Section
II Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.