FITOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS COMO MOTIVAÇÃO PARA O ENGAJAMENTO CIENTÍFICO

Authors

  • Larissa de Castro E Silva
  • Aline Teixeira dos Santos
  • Luciano Lima de Freitas
  • Desyka Luana da Silva
  • Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa Brasil

Abstract

A fitoquímica é a área da química responsável pelo isolamento e caracterização dos metabólitos secundários de origem vegetal. O isolamento pode ser obtido, dentre outras técnicas, com o auxílio da cromatografia em camada delgada (CCD), cromatografia líquida em coluna (CLC) e cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). As substâncias isoladas são caracterizadas através de métodos espectrométricos, como a ressonância magnética nuclear (RMN), espectroscopia no infravermelho (IV), espectroscopia no ultravioleta (UV) e espectrometria de massa (EM). Essas técnicas de isolamento e caracterização são estudadas nos cursos de graduação em Química e áreas afins, e dificilmente são apresentadas para estudantes de ensino médio. Este projeto tem como objetivo diversificar o processo de ensino-aprendizagem no ensino médio, promover o desenvolvimento cientifico no ambiente escolar e motivar os estudantes ao engajamento científico. Neste projeto foram estudadas algumas espécies do gênero Ocimum, como alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum) e alfavaca roxa (Ocimum basilicum). As folhas de espécies de Ocimum foram moídas e extraídas com hexano e etanol e analisadas por técnicas espectrométricas. Além disso, foi realizado um estudo sobre essas mesmas técnicas nos livros didáticos utilizados em escolas públicas e uma pesquisa sobre a concepção dos graduandos a respeito da aplicabilidade das técnicas de caracterização no ensino médio.

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Published

2017-11-08

How to Cite

Silva, L. de C. E., Teixeira dos Santos, A., Lima de Freitas, L., Luana da Silva, D., & Gramosa Pompeu de Sousa Brasil, N. V. (2017). FITOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS COMO MOTIVAÇÃO PARA O ENGAJAMENTO CIENTÍFICO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5164. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30188

Issue

Section

II Encontro de Iniciação Acadêmica