FORMAÇÃO DE GESTORES DAS ESCOLAS INDÍGENAS DO CEARÁ
Abstract
A UFC é uma IES reconhecidamente de referência na formação de professores indígenas, tendo sido pioneira no Nordeste e sendo uma referência nacional na formação de professores indígenas através da criação de cursos de graduação na modalidade de licenciaturas interculturais. Nesse contexto, e em meio a carência da formação dos atuais gestores das escolas indígenas, foi criado este projeto como ação de extensão vinculada ao Departamento de Estudos Especializados (DEE) da Faculdade de Educação (FACED), em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), visando promover a formação destes profissionais em nível de pós-graduação lato sensu. O Projeto tem como proposta fundamental a oferta de um Curso de Especialização em Gestão Escolar Indígena, para formar 140 professores indígenas que atuam efetivamente ou vêm atuar como gestores nas 42 escolas indígenas da rede pública do Ceará. Ele prevê uma carga horária total de 432 h/a, com proposta inicial de distribuição de carga horária como sendo 86 h/a presenciais (considerando inclusive as avaliações) e 346 h/a em ambiente virtual, via Internet. O Curso de Especialização em Gestão Escolar Indígena acontecerá, em suas atividades presenciais rotineiras, em três Pólos distintos: Acaraú, Crateús e Maracanaú e contará com a infra-estrutura da UFC somada às infra-estruturas da SEDUC nos polos de apoio e das escolas indígenas, nas aldeias. Como será ministrado, portanto, na modalidade de Educação a Distância (EaD), será utilizado, para tal, o ambiente de aprendizagem “moodle” e/ou outras plataformas virtuais compatíveis. O objetivo geral buscado por este projeto é a melhoria da qualidade das escolas indígenas – sempre considerando os objetivos sociopolíticos e culturais dos povos indígenas do Ceará em relação às suas escolas diferenciadas – e, dessa forma, contribuindo com o desenvolvimento e fortalecimento da educação pública.Downloads
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Published
2017-11-08
How to Cite
Filho, A. F. de S., & Fonteles Filho, J. M. (2017). FORMAÇÃO DE GESTORES DAS ESCOLAS INDÍGENAS DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5170. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30194
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II Encontro de Iniciação Acadêmica
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