MAPEANDO A FORMAÇÃO ACADÊMICA: EXPANSÃO DOS CURSOS SUPERIORES NO CEARÁ.
Abstract
A pesquisa realizada procura compreender como a expansão das universidades pública e Institutos federais vêm acontecendo nos últimos anos no Ceará. Analisar se essas mesmas instituições estão atendendo a demanda da localidade que estão inseridas e as transformações que acontecem no espaço geográfico com essa nova dinâmica acontecendo. Dentro dessas analises é importante também entender os interesses geopolíticos dos cursos que as universidades e institutos federais ofertam. A pesquisa, em seu momento inicial, focou-se no levantamento das instituições federais do estado do Ceará e os cursos que as mesmas ofertam. Depois foram levantados dados da quantidade de escolas de nível fundamental e médio dos municípios com o intuito de identificar o público que tem ingressado nessas instituições. Outro passo já concluído concentrou-se na demarcação de municípios limítrofes, que também possuem estudantes demandantes de vagas nas mesmas instituições. O último passo será confeccionar mapas para identificar onde as instituições se encontram e se elas estão atendendo a demanda do município sede e vizinhos para se compreender os impactos causados na localidade em sua totalidade com a instalação dessas instituições no estado. É preciso identificar os arranjos espaciais que estão surgindo a partir dos investimentos feitos pelo governo na educação para comprovar como as politicas educacionais podem impulsionar o desenvolvimento local. Alguns autores que dão fundamentação teórica metodológica ao trabalho são Castro. C. M.(1995) E Amorim. C. C. (2010.) que abordam respectivamente sobre a educação brasileira e o uso do território brasileiro e as instituições de ensino superior.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Marques da Silva, L., & Monteiro de Oliveira, C. D. (2017). MAPEANDO A FORMAÇÃO ACADÊMICA: EXPANSÃO DOS CURSOS SUPERIORES NO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5284. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30308
Issue
Section
II Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.