MODERNO PARAMÉTRICO: PARA ALÉM DA FENOMENOLOGIA NA ARQUITETURA
Abstract
O presente trabalho busca viabilizar a implementação de uma lógica algorítmica inserida na plataforma BIM (Building Information Modeling). A principal motivação que envolve a pesquisa é aprimorar a familiaridade dos estudantes de arquitetura e urbanismo com essa tecnologia, ainda muito incipiente dada a comprovada importância deste tipo de ferramenta na atividade projetual. Para tal, utilizou-se de pesquisa histórica para análise de alguns arquitetos mundialmente consagrados e suas obras com base nessa nova perspectiva de ver a arquitetura. Com isso, foi constatada que as obras do arquiteto Mies Van der Rohe possuem uma linguagem formal concisa e, por isso, optou-se por estas como objetos principais deste artigo. Nessa perspectiva, a metodologia empregada deu-se através do estudo das obras mais significativas do arquiteto e, posteriormente, sua modelagem utilizando o software ARCHICAD e Rhinoceros/Grasshopper. A partir disso, foi possível desenvolver um algoritmo cujo produto foi um modelo que possuísse características da gramática da forma miesiana. Baseado nisto, foi empregado o processo de integração da plataforma Grasshopper e ARCHICAD de modo que fosse possível realizar a tradução dos elementos da composição paramétrica para uma lógica de sistemas construtivos, isto é, a transformação de um modelo prismático em um edifício cujas partes possam ser denominadas como componentes estruturais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Lopes Alexandre, K. F., Sousa, R. da S., Jorge, L. L. de M., Fiuza, R. M., & Cardoso, D. R. (2017). MODERNO PARAMÉTRICO: PARA ALÉM DA FENOMENOLOGIA NA ARQUITETURA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5302. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30326
Issue
Section
II Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.