O PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Resumen
Sabendo do importante papel mediador do professor na aprendizagem dos educandos, o projeto direciona o nosso olhar para a relação alfabetizador e alfabetizandos com dificuldades de aprendizagem, que mesmo com avanços verificados na área, ainda se encontram não alfabetizados ao final do ciclo (1º a 3ºano). Considerando que as dificuldades podem ser amenizadas com o reforço do papel mediador do alfabetizador, o projeto se propõe a investigar as dificuldades de aprendizagem identificadas pelos educadores e intervir na formação dos mesmos dentro da perspectiva de Aprendizagem Mediada. Tendo como base teórica os trabalhos do psicólogo israelense, Reuven Feuerstein, buscamos investigar a aplicação de seus princípios de Aprendizagem Mediada na prática dos professores de turmas para quais são dirigidas esses educandos. Para tanto, estão sendo realizados estudos sobre alfabetização e letramento (SOARES, 2004), estratégias de aprendizagem (COLL, 1995) e os princípios de mediação de Reuven Feuerstein (ZANATTA DA ROS, 2002), e registros de pesquisas realizadas pelos discentes da disciplina de Psicopedagogia (2017.1), ministrada pela professora Maria José Barbosa, da Faculdade de Educação. Além de visitas em campo, no caso, duas escolas públicas de Fortaleza, para entrevistas com os professores. Tencionamos proporcionar mais conhecimento a cerca do assunto para alfabetizadores e discentes de Pedagogia, enquanto a pesquisa continuará em andamento, culminando com a elaboração de curso de extensão para professores das escolas pesquisadas sobre o papel mediador do alfabetizador.Descargas
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Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Borges, L. N., & Barbosa, M. J. (2017). O PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5335. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30359
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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