PRÁTICAS NO LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO

Authors

  • Lucas Venicius Sales Silva
  • Jader de Oliveira Santos

Abstract

O Laboratório de Geoprocessamento recebeu dois bolsistas através do processo da Bolsa de Iniciação Acadêmica com o objetivo de treinar e auxiliar os bolsistas em ferramentas de geoprocessamento (softwares) e manutenção dos computadores do laboratório. O projeto tem como objetivo assegurar o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no Labocart (Laboratório de Geoprocessamento). Para tanto, são desenvolvidas ações no intuito de assegurar que os softwares de geoprocessamento estejam em perfeito funcionamento, capacitar os bolsistas ao uso desses softwares, além de vincular os bolsistas ao laboratório e ter a chance de participar de algum projeto do laboratório. Na perspectiva formativa foi realizado curso introdutório ao software de geoprocessamento ArcGIS, com o objetivo de apresentar a plataforma e capacitar os participantes de utilizar as ferramentas básicas do software. No fim do semestre foi realizada a formatação dos computadores do laboratório e instalação dos principais softwares necessários nas aulas e trabalhos com geoprocessamento. As atividades e a participação no LABOCART possibilitou uma convivência e oportunidade de participar dos demais projetos realizados no laboratório, e com outros departamentos que trabalham em conjunto para a realização de trabalhos e pesquisas mais específicas na área de geoprocessamento e cartografia. O projeto nos deu e está nos dando várias oportunidades de se capacitar na área de geoprocessamento e participar das outras atividades desenvolvidas no laboratório, todas experiências fundamentais para a formação de um geógrafo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-08

How to Cite

Sales Silva, L. V., & Santos, J. de O. (2017). PRÁTICAS NO LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5400. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30424

Issue

Section

II Encontro de Iniciação Acadêmica