ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO MODELO DIDÁTICO DE CÉLULAS REPRODUTIVAS EM AUXILIO A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DE EMBRIOLOGIA: A EXPERIÊNCIA DE UM ALUNO, FUTURO DOCENTE.

Authors

  • Alana Diana Ferro Aires
  • João Victor Teixeira de Andrade
  • Jose Roberto Feitosa Silva

Abstract

Ao longo da disciplina Biologia do Desenvolvimento temos grande dificuldade em compreender as unidades morfológicas e fisiológicas do módulo de embriologia animal, em virtude de tais elementos serem microscópicos, aparentemente abstratos e de difícil compreensão. Assim viu-se a necessidade de uma alternativa para tal situação, construindo um modelo didático que possibilitaria a criação de uma visão mais integral acerca de um dos conteúdos ministrados em sala: a esquematização tridimensional de células sexuais. Uma vez que, notou-se sucesso dessa atividade no quesito de facilitação da compreensão por nós, alunos, trago agora, na qualidade de bolsista do PIBID Biologia, a aplicação de maneira mais simplificada de tal modelo lúdico em uma turma de ensino médio para a facilitação de conteúdos de embriologia. O método utilizado em tal atividade consistiu, como dito acima, em levar para uma sala de aula, por meio dessa atividade , materiais necessários para a construção das células sexuais. No geral, o principal material usado foi massa de Biscuit para a modelagem e alguns acessórios fáceis de utilizar, para o seu auxílio. A ideia central foi utilizar cada cor de massa para cada estrutura principal dessas células. Espera-se, portanto, que esta atividade tenha o mesmo sucesso obtido da sua aplicação em uma turma de ensino superior, o qual seria expandir a visão holística dos alunos e reprimir a visão limitada e subjetiva de tais elementos. Explorar a atividade cognitiva desses, por meio de diversidades de cores e formas, estimula a interação entre os alunos e despertar a criatividade, assim como o interesse dos mesmos acerca desse assunto tão importante e pouco explorado no ensino médio.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-08

How to Cite

Ferro Aires, A. D., Teixeira de Andrade, J. V., & Feitosa Silva, J. R. (2017). ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO MODELO DIDÁTICO DE CÉLULAS REPRODUTIVAS EM AUXILIO A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DE EMBRIOLOGIA: A EXPERIÊNCIA DE UM ALUNO, FUTURO DOCENTE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5575. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30599

Issue

Section

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência