DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM UM CONTEXTO DE FOCALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS - PROJETO IDIOMA SEM FRONTEIRAS/ISF-UFC

Autores/as

  • Gabriela da Silva Maia
  • Letícia Mota e Mota
  • Daniel Teixeira de Carvalho
  • Diana Costa Fortier Silva
  • Andreia Turolo da Silva

Resumen

Este trabalho, que consiste em uma estratégia pedagógica, tem como objetivo a observação dos desafios enfrentados no ensino de língua inglesa em um contexto de focalização de competências específicas como o encontrado dentro do Projeto Idiomas sem Fronteiras/ISF - UFC. Discutimos as dificuldades encontradas no desenvolvimento de material didático compatível com as necessidades dos estudantes individual e coletivamente, considerando seus diferentes cursos  e as habilidades específicas focalizadas em cada um dos cursos ISF. De acordo com Hutchinson & Waters (1987), o material didático ajuda a organizar o processo de ensino-aprendizagem e, portanto, deve possibilitar uma estrutura que guie com clareza e coerência o professor e o estudante através de diferentes atividades que maximizem as chances de aprendizado. Observamos três turmas de Produção de Abstract, no período de janeiro a novembro de 2016. A maioria dos estudantes das referidas turmas já dominam a Língua Inglesa em nível B1,  procurando nossos cursos com o objetivo de desenvolver competências específicas relacionadas à internacionalização dos saberes científicos produzidos e divulgados na UFC. O material didático desenvolvido tem como objetivo abranger as competências em questão, sem deixar de lado os conhecimentos prévios de inglês dos estudantes, bem como os saberes específicos destes acerca de suas áreas de estudos. Para isso, os professores fazem uso de livros, websites e outras fontes de material autêntico. Após a seleção inicial, o material é testado em sala durante a ministração das aulas. Em seguida, passa por revisão e melhorias são implementadas nas próximas edições dos respectivos cursos. Esse processo de aprimoramento constante é muito rico em aprendizado para os professores envolvidos, mas também representa um grande volume de trabalho adicional a cada nova oferta do IsF. Esse é um dos desafios discutidos no presente trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Maia, G. da S., e Mota, L. M., Teixeira de Carvalho, D., Fortier Silva, D. C., & Turolo da Silva, A. (2017). DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM UM CONTEXTO DE FOCALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS - PROJETO IDIOMA SEM FRONTEIRAS/ISF-UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5626. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30650

Número

Sección

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência