FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA: PRODUÇÃO DE UMA CAMPANHA FICTÍCIA PARA NESCAFÉ.
Abstract
O presente trabalho foi desenvolvido como projeto final da cadeira de Fotografia Publicitária ministrada pelo Professor Fernando Maia da Cunha. Ao longo dessa disciplina, tivemos contato com a história da própria fotografia, aprendemos técnicas de produção fotográfica aplicadas ao universo da Publicidade, além das atividades práticas e das aulas de campo no Museu da Fotografia e no Dragão do Mar, onde pudemos ver as obras de Chico Albuquerque. Todo esse conteúdo adquirido acima nos encaminhou para a produção de um trabalho final de tema livre. Nossa equipe decidiu por fazer uma mini campanha publicitária para o Nescafé. Com isso pensamos em toda uma composição com elementos como o pão, o trigo, o café em pó, o pilão, a xícara com o café e com a fumaça. Para executarmos o trabalho, tivemos acesso ao Laboratório de Fotografia da UFC, onde passamos uma manhã inteira. Nós levamos o café e os outros elementos necessários para a composição e o professor se dispôs a levar sua câmera. Primeiramente, montamos a composição sob um pedaço de madeira que remete a uma mesa de café da manhã e em seguida colocamos uma iluminação ao estilo renascentista para passar a impressão do raiar do dia. Por fim, utilizamos um incenso para produzir a fumaça do café, como se ele tivesse sido feito naquela hora. Começamos então o processo de fotografar a composição e ao decorrer do tempo fizemos algumas variações para obtermos melhores resultados. As variações consistiram no acréscimo e decréscimo de elementos, na mudança de posição dos mesmos, em mudanças na iluminação e na fumaça. Ao final, tanto desse trabalho como da cadeira em si, conseguimos entender com mais clareza ainda como a Fotografia e a Publicidade trabalham em conjunto. Além disso, aprimoramos nossas técnicas de produção e de pós-produção, que serão de extrema utilidade tanto para as futuras disciplinas que teremos, como para nossas vidas profissionais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Fernandes Furtado, A. L., Pontes Morales, A. C., Ferreira Ximenes, S. T., Costa, J. da R., Ferreira Leal, A. K., & Maia da Cunha, F. L. (2017). FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA: PRODUÇÃO DE UMA CAMPANHA FICTÍCIA PARA NESCAFÉ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5648. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30672
Issue
Section
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.