O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO ENSINO DO GÊNERO “DEBATE” NO NUCLI DO ISF-UFC

Authors

  • Leticia Mota e Mota
  • Gabriela da Silva Maia
  • Andreia Turolo da Silva

Abstract

Esse estudo, que se caracteriza como experimento/estratégia didático-pedagógica, foi realizado com duas turmas do NucLi-Inglês do Idiomas sem Fronteiras em nível B2 do Quadro de Referência Europeu, com o objetivo de verificar a relação do ensino de línguas por meio do gênero oral “debate” e o impacto disso na produção oral dos cursistas no contexto de inglês para fins acadêmicos como parte do processo de internacionalização da UFC. Para isso, definimos o gênero oral “debate” conforme os objetivos de desenvolvimento do posicionamento crítico perante temas polêmicos da atualidade; a apresentação de argumentos e pontos de vista diferentes; o uso de estratégias persuasivas de argumentação; os participantes e seus papeis comunicativos, tais como os debatedores, o moderador e a plateia; os registros formais da língua inglesa para fins acadêmicos e as regras de tomada de turnos pré-estabelecidas para debates (RYBOLD, 2006). A seguir, traçamos e implementamos estratégias metodológicas com foco no ensino explicito das características do gênero; no ensino explicito das estratégias linguísticas de argumentação e persuasão e no ensino explícito de vocabulário ligado aos temas polêmicos a serem debatidos. Por meio de avaliação do desempenho dos alunos durante as aulas, e por meio de autoavaliação colaborativa, buscamos identificar quais estratégias metodológicas proporcionam mais engajamento dos cursistas nas aulas e, portanto, desenvolvimento da sua competência oral em língua inglesa.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-08

How to Cite

Mota e Mota, L., Maia, G. da S., & Turolo da Silva, A. (2017). O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO ENSINO DO GÊNERO “DEBATE” NO NUCLI DO ISF-UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5673. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30697

Issue

Section

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência