A REPRESENTATIVIDADE NEGRA E OS ASPECTOS NARRATIVOS DE KILLMONGER: COMO UM VILÃO CONSEGUE GERAR A IDENTIFICAÇÃO DAS PESSOAS NEGRAS ATRAVÉS DO FILME “PANTERA NEGRA”.
Resumen
Através de suas narrativas, da construção dos roteiros, dos aspectos cênicos e diversos outros signos, o cinema é capaz de envolver os espectadores gerando fenômenos culturais. O filme “Pantera Negra” (2018) é um exemplo disto, já que trouxe para o grande público temáticas de relevância social como representatividade negra, empoderamento feminino e valorização das culturas africanas. Considerando isto, o projeto pretende investigar e realizar a análise fílmica de “Pantera Negra”, dando ênfase no estudo da construção da personagem “Erik Killmonger”, considerado o vilão da história. Analisaremos a personagem Killmonger, seus aspectos narrativos, suas camadas, suas influências para o roteiro e de que forma ela consegue abordar pautas afirmativas do movimento negro. Além disso, analisaremos os impactos que o filme “Pantera Negra” e a personagem Killmonger geraram em seus espectadores, especificamente pessoas negras, investigaremos os processos metodológicos de análise fílmica e construção de personagens para cinema e realizaremos entrevistas qualitativas para perceber os impactos da obra. Para isto, faremos a análise fílmica, de acordo com os preceitos estabelecidos por Penafria (2009), Cândido (2007) e Campos (2011), e a pesquisa etnográfica qualitativa, com a metodologia de Rocha e Eckert (2008). Os resultados preliminares apontam que o filme gerou um impacto positivo na comunidade negra, o que foi apontado em trabalhos como o de Yunes (2019) e de Botelho e Júnior Geraldes (2019). Além disso, verificamos a potencialidade que a obra possui para abordar a questão das relações de poder que a branquitude e o patriarcado exercem na sociedade. Para essa investigação, teremos o arcabouço teórico de Foucault (2014), Collins (2016), Kilomba (2010), dentre outros autores. Agradecemos à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) pela bolsa concedida que é fundamental para a realização desta pesquisa.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Lopes de Sousa, T., & Pezzi Parode, F. (2021). A REPRESENTATIVIDADE NEGRA E OS ASPECTOS NARRATIVOS DE KILLMONGER: COMO UM VILÃO CONSEGUE GERAR A IDENTIFICAÇÃO DAS PESSOAS NEGRAS ATRAVÉS DO FILME “PANTERA NEGRA”. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1931. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75054
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.