AVALIAÇÃO DA AÇÃO DA DNASE I EM BIOFILME DE S. MUTANS FORMADO SOB A EXPOSIÇÃO DE DIFERENTES AÇÚCARES
Abstract
Biofilme é um conjunto de microrganismos envolvidos por uma matriz extracelular formada por substâncias poliméricas extracelulares (EPS). O EPS é sintetizado pela própria população microbiana e é formado por exopolissacarídeos, ácidos nucleicos (eDNA e eRNA), proteínas e lipídeos, promovendo a adesão microbiana em superfícies bióticas e abióticas. O DNA extracelular (eDNA) tem um papel importante na formação e manutenção do EPS. Streptococcus mutans é uma bactéria com forte potencial formador de biofilme, conhecida como um dos principais fatores etiológicos da cárie dentária, uma doença oral relacionada a biofilmes. Destaca-se por conseguir sobreviver em um meio ácido sendo selecionado dentre outros microrganismos. Faz parte da microbiota oral, possuindo maior atividade acidogênica na presença de sacarose. Este estudo foi realizado in vitro, com o objetivo de investigar a atividade da enzima DNase I em biofilmes monoespécie de S. mutans de cinco dias, formados sob a exposição de diferentes açúcares. Foram divididos três grupos de acordo com a presença de glicose a 0,1% (açúcar basal), sacarose a 1% ou glicose 0,5% com frutose a 0,5%. Dentre estes, um grupo foi adicionado a enzima DNAse e outro não. A quantificação da viabilidade celular foi medida por contagem de colônia microbiana (UFC). Os resultados não demonstraram diferença significativa entre os grupos. Os achados sugerem uma abordagem que otimize a enzima em questão, como a associação com a clorexidina.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Ruan Louzeiro Lima, F., Sâmia Nogueira Brilhante, R., & Karla Azevedo Rodrigues Gerage, L. (2021). AVALIAÇÃO DA AÇÃO DA DNASE I EM BIOFILME DE S. MUTANS FORMADO SOB A EXPOSIÇÃO DE DIFERENTES AÇÚCARES. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2010. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75133
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.