CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO SEDIMENTO ASSOREADO EM PEQUENOS AÇUDES
Abstract
A desertificação resulta de uma série de processos naturais e antropogênicos que levam à degradação ambiental gradual e à perda da produtividade biológica e econômica do solo. Assim, objetivou-se nesse estudo determinar características físicas do sedimento assoreado em pequenos açudes presentes em uma área em processo de desertificação. A microbacia de estudo está localizada no município de Gilbués – PI, inserida no Núcleo de Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação, onde há dezenas de pequenos açudes. Em julho de 2019 foram coletadas amostras do sedimento assoreado em 49 destes para posterior análise granulométrica e determinação da massa específica aparente seca (ρs). As análises foram realizadas no laboratório de mecânica dos solos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Fortaleza. Os resultados da granulometria mostraram que existe predominância da fração fina do solo (silte + argila), representando, em média, 97% do material, com valores mínimo e máximo de 91% e 99%, respectivamente. A fração areia determinada foi de 3%, em média, com valor máximo de 7% e mínimo de 0%. Já os valores de ρs variaram de 1,0 g/cm-3 a 1,5 g/cm-3, com média de 1,2 g/cm-3, valor um pouco abaixo quando comparado com dados dos reservatórios do Ceará, por exemplo (1,3 g/cm-3). Ao fim do estudo concluiu-se que os resultados refletem o estado de desertificação da área estudada e que este tipo de estudo deve ser realizado visando ampliar a capacidade de compreensão de causas e consequências da degradação ambiental, principalmente em áreas pouco estudadas e sem monitoramento contínuo. Agradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Jairo Soares Pereira, F., & Carlos de Araujo, J. (2021). CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO SEDIMENTO ASSOREADO EM PEQUENOS AÇUDES. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2041. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75164
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.