ESBOÇO PARA UMA NOVA ANTROPOLOGIA NA FILOSOFIA DE HERBERT MARCUSE
Resumo
Partindo das considerações do filósofo Herbert Marcuse este trabalho objetiva apresentar o conceito, ainda em desenvolvimento, de uma nova Antropologia no pensamento de Marcuse, na defesa de uma nova sensibilidade e necessidade. A pesquisa foi pensada a partir da leitura de sua obra O Fim da Utopia (1969). Como resultado observamos que, para Marcuse, o desenvolvimento material não basta para a emancipação social, também exige uma postura crítica de pensamento livre, que pertence ao campo da subjetividade. Este foi historicamente constituída por repressão e dominação exterior (Freud) e que, por isso, também permanece aberto a transformações de um “novo homem” que rompa esse ciclo. Esse “salto” implicaria no desenvolvimento de uma “nova antropologia”, uma nova moral e sensibilidade que promovesse necessidades vitais de liberdade, não mais fundadas sobre a escassez e a exploração do trabalho, mas sim necessidades humanas qualitativamente novas que seriam a negação das necessidades historicamente reprimidas, a exemplo, necessidade de paz, calma, ociosidade, solidariedade, felicidade, entendidas não como necessidades individuais, mas sociais, guiando os modos de produção e de satisfação coletivos. Tais valores seriam essencialmente opostos aos valores atuais do capitalismo, que são fundados na busca cega pelo lucro, na concorrência, no produtivismo, no individualismo e na exploração da natureza. Por fim, não importa o grau de racionalização ou riqueza que uma sociedade venha alcançar, se conservar os mesmos valores perversos sem a real necessidade de uma mudança subjetiva radical, permanecerá sempre em atraso, perpetuando as contradições e as mazelas sociais. Agradecemos a CAPES o apoio financeiro através da bolsa de Mestrado em Filosofia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Viana Àvila, L., & Lopes da Silva Filho, A. (2021). ESBOÇO PARA UMA NOVA ANTROPOLOGIA NA FILOSOFIA DE HERBERT MARCUSE. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2119. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75242
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.