FORMAÇÃO HUMANA, PRÁXIS E PERSPECTIVA REVOLUCIONÁRIA
Abstract
A presente investigação analisa as contribuições de Friedrich Engels sobre o processo de formação humana, a partir da mediação da categoria práxis. A metodologia se assenta em uma base de cunho bibliográfico, com foco na compreensão do processo de formação humana dentro das obras do teórico revolucionário e se fundamenta no método materialista histórico e dialético, ou dito de outro modo, materialismo dialético. A relevância do estudo se demarca na carência de estudos que aprofundem a compreensão da abrangência e relevância tanto da categoria práxis quanto da importante contribuição do pensador, principalmente dentro do referencial teórico marxista. Desse modo a discussão se problematiza e tem como contribuição aclarar a compreensão do objeto, que é o processo de formação humana, tendo como o objetivo geral: Verificar como o problema da formação humana se coloca nas obras de Friedrich Engels e como objetivos específicos: Estudar a categoria práxis e sua relação com a formação humana nas obras de Engels; Analisar o lugar da práxis, com vistas a uma perspectiva revolucionária, no processo de formação humana nas obras do pensador. A pesquisa está atravessada por leituras e fichamentos das publicações mais recentes em livros e revistas com respaldo científico, tais como, Gustav Mayer (2020), Tristam Hunt (2010), Dossiê: 200 anos de Friedrich Engels (Verinotio, 2020). Nesse sentido a elaboração deste trabalho tem mobilizado esforços frente ao rastreamento de possíveis contribuições do pensador, com a mediação da categoria práxis e foco em uma perspectiva revolucionária.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Mariano de Castro, V., & Junior, J. de S. (2021). FORMAÇÃO HUMANA, PRÁXIS E PERSPECTIVA REVOLUCIONÁRIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2151. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75274
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.