NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS INTEGRANTES POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO CEARÁ
Abstract
INTRODUÇÃO: As instituições militares se organizam pela hierarquia e disciplina, atribuído a uma herança ditatorial, o que pode originar conflito entre o ser policial que a população almeja, com a identidade cultural herdada. Transformações que exige dos policiais uma postura diferenciada e com uma melhor compreensão dos desafios que a sociedade impõe, visto que é necessário entender o limite entre um diálogo e uso da força para solucionar um problema. É comum, quando se questiona o desempenho dos polícias atribuir o despreparo à má formação, visando uma mudança, destaca-se o nível de escolaridade de seus integrantes. OBJETIVO: Conhecer o perfil dos policiais militares associado ao nível de escolaridade. MÉTODOS: Estudo transversal, exploratório, quantitativo, extraído de um projeto guarda-chuva intitulado "A vivência de violência, condições de saúde e doenças entre policiais civis e militares do Estado do Ceará”, realizado em Batalhões da Polícia Militar de Fortaleza-CE, com 652 policiais, no período de 2019 a 2021. Foi utilizado um questionário eletrônico autoaplicável, através do software Survey Monkey, contendo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A análise descritiva e analítica usou o módulo de amostragem complexa do SPSS®20. RESULTADOS: Dentre a amostra 38,3% e 50,7% dos policiais responderam que possuíam nível superior completo, sexo masculino e feminino, respectivamente. Destes, a maioria possui parceiro fixo (42,6%), tem pretensão de continuar estudando (40,7%), sendo que 44,1% optam por cursos esternos a instituição, a maioria pretende fazer curso preparatório para concurso (74,1%) e/ou pós-graduação (65,9%). Consideram que são mal remunerados (44,9%) e 45,1 % já pensou em pedir baixa da polícia. CONCLUSÃO: Os policiais militares estão cada vez mais buscando se capacitar, o que implica em uma prestação de serviço voltada para as reais necessidades da população.Downloads
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Published
2021-01-01
How to Cite
Lubich Medeiros de Figueiredo, C., & Hermelinda Maia Macena, R. (2021). NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS INTEGRANTES POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2233. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75356
Issue
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XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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