USO DE MARCADORES MOLECULARES ISSR PARA DIFERENCIAÇÃO DE ESPÉCIES DE FUSARIUM
Abstract
A podridão de Fusarium em melão é causada por mais de uma espécie do gênero, entre elas estão Fusarium sulawense e Fusarium falciforme, tendo como alternativa para diferenciação dessas as análises baseadas em ácidos nucléicos. O uso de marcadores moleculares representa uma opção para diferenciação das espécies, bem como estudos de diversidade genética e biologia evolutiva. Os marcadores moleculares ISSR (Inter Simple Sequence Repeats) são dominantes, baseiam-se na ausência e presença de bandas, sendo um método baseado na reação em cadeia da polimerase (PCR), altamente polimórfico e de alta reprodutibilidade. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi diferenciar as espécies F. sulawense e F. falciforme através da utilização de marcadores ISSR. Foram utilizados 12 isolados para o estudo, sendo seis de cada espécie de Fusarium e dois primers de ISSR, (GA)9C e (GA)9T. Os ácidos desoxirribonucleicos (DNAs) dos isolados das espécies estudadas foram previamente extraídos pelo método CTAB. Para amplificação por PCR, foram realizadas reações com volume final de 10 µL. O produto da amplificação foi separado por eletroforese em gel de agarose a 1% a 80 V por 110 min, visualizado em transiluminador e fotodocumentado. O primer (GA)9T não apresentou resultado satisfatório para separação das espécies, enquanto o (GA)9C apresentou padrões de bandas diferentes para cada uma, possibilitando assim diferencia-las.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Elen Miranda da Silva, D., Mayumi Inokuti, E., José Aragão da Ponte, E., Maria Mesquita Almeida, M., & Souza Lima, C. (2021). USO DE MARCADORES MOLECULARES ISSR PARA DIFERENCIAÇÃO DE ESPÉCIES DE FUSARIUM. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2394. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75517
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.