COMO LICENCIANDOS DA UFC COMPREENDEM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA DOCÊNCIA

Authors

  • Nicolas Eduardo Pinheiro de Oliveira
  • Maria Tamiris da Costa Lima
  • Francisco Leonardo Araújo Jesuino
  • Luciana de Lima

Abstract

O objetivo do trabalho é descrever como licenciandos da UFC compreendem o uso das tecnologias digitais na docência. Considerando-se que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no contexto educacional são pouco utilizadas, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa de levantamento entre 2020 e 2021 com 119 sujeitos. A coleta de dados se baseou na aplicação de um questionário de 20 perguntas em contexto on-line dentro da disciplina Tecnodocência ofertada como optativa em 4 semestres letivos. As 10 primeiras perguntas versam sobre o perfil dos sujeitos; as restantes sobre a relação que os licenciandos estabelecem entre a docência e o uso das TDICs. A análise de dados utilizou como base a Estatística Descritiva com o cálculo das frequências absolutas e relativas de três variáveis: equipamentos digitais, recursos digitais e aspectos didático-metodológicos. Em relação aos equipamentos digitais, 24% dos sujeitos optaram pelo notebook e outros 22% pelo projetor para serem utilizados na docência. Em relação aos recursos digitais, 22% dos sujeitos optaram pelo uso de vídeos e 19% pelo uso de softwares gerais quando trabalharem na docência. Em relação aos aspectos didático-metodológicos, para 47% dos sujeitos, o professor deve utilizar mídias de forma lúdica, como podcasts e softwares, para 18%, os professores devem incentivar a cognição por meio de exercícios e experimentos, fazendo uso das TDICs. Para 9% dos sujeitos, o professor deve tratar o aluno como criador, fazendo com que desenvolva seu próprio material digital a fim de aprofundar o conhecimento. Os resultados caracterizam, portanto, uma docência vinculada à transmissão de informações pelos professores ao aluno, por meio do uso de equipamentos e recursos específicos para essa finalidade. Além disso, as propostas didático-metodológicas se pautam na postura de um aluno receptivo dentro do processo de aprendizagem, ainda que tenham vivenciado nesse período aulas remotas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-01-01

How to Cite

Eduardo Pinheiro de Oliveira, N., Tamiris da Costa Lima, M., Leonardo Araújo Jesuino, F., & , L. de L. (2022). COMO LICENCIANDOS DA UFC COMPREENDEM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA DOCÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 939. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/85693

Issue

Section

VII Encontro de Iniciação Acadêmica