DOS PCN À BNCC: CONTRIBUIÇÕES E AVANÇOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Authors

  • Lara Ronise de Negreiros Pinto ScipiÃo
  • Felismina de Sousa Neta
  • Gabriela de Aguiar Carvalho
  • Maria Jose Costa dos Santos

Abstract

Nos últimos anos, temos presenciado mudanças nos documentos oficiais norteadores do currículo para o Ensino de Matemática. Objetiva-se identificar as contribuições e avanços na ação pedagógica dos professores que ensinam Matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ocorridos desde a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, até o surgimento da Base Nacional Comum Curricular– BNCC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Para a realização da pesquisa, contamos com a participação de 10 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que ensinam Matemática, de três escolas da rede municipal de Fortaleza. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário com base no modelo da escala likert. Como resultados da pesquisa, observamos que durante a formação inicial, os PCN para o ensino de Matemática foram mais abordados do que a BNCC, que se deve ao fato de os professores terem mais de 5 anos de docência. Já no que se refere à BNCC, a maioria dos entrevistados conheceram o documento durante o período de formação continuada e que utilizam bastante a BNCC durante a elaboração do planejamento. Assim sendo, ao empreender esse estudo, percebemos a importância dos PCN e da BNCC para os processos de ensino e aprendizagem, de forma a orientar a ação docente em sala de aula, fomentando o desenvolvimento dos sujeitos, de maneira autônoma e qualitativa. Percebemos ainda que é necessário um maior aprofundamento/estudo sobre os documentos, a fim de desenvolver um ensino transdisciplinar, fazendo relação entre os diferentes componentes curriculares de forma integrada, contextualizando as situações vividas pelos estudantes, de forma significativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-01-01

How to Cite

Ronise de Negreiros Pinto ScipiÃo, L., Neta, F. de S., Carvalho, G. de A., & Jose Costa dos Santos, M. (2022). DOS PCN À BNCC: CONTRIBUIÇÕES E AVANÇOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Encontros Universitários Da UFC, 7(15), 2395. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/86642

Issue

Section

XVI Encontro de Práticas Docentes