RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPORTÂNCIA DO PIBIC NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE FARMÁCIA.
Resumen
O PIBIC visa auxiliar as instituições de ensino superior que desenvolvem atividades de pesquisa, através do fornecimento de bolsas de Iniciação Científica a alunos de graduação envolvidos em projetos de pesquisa. Alguns dos objetivos do programa são despertar vocação científica nos alunos e estimular integração entre graduação e pós-graduação. O objetivo do trabalho é relatar as experiências dos bolsistas do PIBIC junto ao Laboratório de Produtos Naturais (LPN) e as consequentes contribuições na formação destes alunos. Ao ingressar no LPN, os alunos iniciaram como voluntários e acompanharam pesquisas realizadas por alunos de graduação e pós-graduação a fim de compreender a logística do laboratório, dominar o manuseio de equipamentos e aprender as principais técnicas e metodologias realizadas. Os graduandos realizaram uma revisão de literatura sobre as plantas medicinais que seriam objetos de suas pesquisas e apresentaram para os pós-graduandos e a professora orientadora. Os alunos voluntários se tornaram bolsistas e passaram a desenvolver estudos nas plantas medicinais que lhes foram designadas, com auxílio dos integrantes do laboratório como agrônomos, químicos e farmacêuticos. Com as atividades desenvolvidas foi possível desenvolver e/ou aprimorar diversos aspectos importantes nos bolsistas: senso crítico, capacidade de resolução de problemas, habilidades técnicas em laboratório, leitura de artigos em língua estrangeira, comunicação, proatividade, respeito, ética e cooperação. Estudou-se conhecimentos muito específicos que não são abordados na graduação e visualizou-se a atuação profissional do farmacêutico. A partir de todas as habilidades desenvolvidas durante a atuação como bolsista, conclui-se que tal experiência é positiva e certamente auxiliará no futuro acadêmico-profissional dos alunos. A bolsa foi um instrumento de permanência no curso devido ao auxílio financeiro e a possibilidade de mesmo dentro da graduação observar a futura atuação profissional.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Soares, I. L., Dantas, L. H., & Medeiros Bandeira, M. A. (2017). RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPORTÂNCIA DO PIBIC NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE FARMÁCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4299. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29323
Número
Sección
X Encontro de Experiências Estudantis
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.