ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS DE AMBIENTAÇÃO ESTUDANTIL

Autores/as

  • Allan Thompson Nunes de Lima
  • Andre Jalles Monteiro

Resumen

A sociedade, na condição de financiadora da Universidade, exige da mesma o papel de formar cidadãos, despertar o espírito investigativo, qualificar para o mercado, enfim, que esse investimento retorne para a mesma sociedade. O projeto em questão visa acompanhar o desenvolvimento de outros bolsistas em suas atividades que tem como foco principal a ambientação dos novos alunos em seus cursos de graduação e/ou a redução da evasão. Essa iniciativa é materializada na coleta de dados, entrevistas com bolsistas (presencial ou online) e visitas para conhecer seu o desenvolvimento de seu projeto. Nesses levantamentos percebemos que alguns projetos se destacam, seja pelo volume de pessoas atendidas, seja pela forma como é organizado e conduzido, propiciando melhorias na aprendizagem, na prática cidadã e no convívio social dos alunos e tentar desenvolver um sentimento de pertencimento, essencial para sua estadia na Universidade. Podemos citar como exemplos o curso de gastronomia que oferece cursos para a comunidade como forma de promover a inclusão social aliado com a prática docente, ou de alunos da Zootecnia que trazem profissionais da área para falar sobre o mercado de trabalho, ou levam os alunos visitem as propriedades onde são realizados esses trabalhos para que se sintam mais confortáveis quando formados. Uma das ideias principais do projeto é manter a qualidade dos que já se destacam e levar boas práticas e ideias para os que podem melhorar, afinal é uma obrigação para com a sociedade que esse investimento retorne e seja proporcional ao renome que a instituição possui.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Nunes de Lima, A. T., & Monteiro, A. J. (2017). ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS DE AMBIENTAÇÃO ESTUDANTIL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4334. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29358

Número

Sección

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação