AVALIAÇÃO DO PERFIL DOS ESTUDANTES DE BACHARELADO EM QUÍMICA DA UFC COMO MEIO DE COMPREENDER E REDUZIR A EVASÃO DO CURSO.

Autores/as

  • Luana Paula Moreira Aguiar da Silva
  • Arthur Silva Barbosa
  • Erika Maria da Silva Oliveira
  • Pablyana Leila Rodrigues da Cunha
  • Maria Mozarina Beserra Almeida

Resumen

As taxas de evasão do Curso de Química em todo o país chegam 58,1%. Uma forma de evitar essa evasão é compreender o porquê do aluno desistir do curso. Esse trabalho teve como objetivo fazer uma melhor ambientação do aluno ingressante no curso de Química e pesquisar qual o perfil dos estudantes para descobrir as causas da evasão. A metodologia constou das etapas: (a) Recepção dos ingressantes, onde foram acolhidos através de palestra com a Coordenação e docentes, além de uma gincana visando aumentar interação e fortalecer laços entre eles; (b) Apadrinhamento dos calouros pelos bolsistas e realização de um ciclo de atividades, tais como levar os ingressantes para conhecer laboratórios de pesquisa, divulgar oportunidades de bolsa e sanar dúvidas referentes às disciplinas iniciais; (c) Questionário e tratamento de dados, no qual foi aplicado um questionário de 15 perguntas de cunho pessoal e acadêmico, com intuito de traçar um perfil destes estudantes. Foi possível ter uma ideia de quantos estudantes tem maior probabilidade de evadir do curso, os quais foram denominados de “Estudantes de Risco”. A 1ª pergunta era se o Curso de Química tinha sido a primeira opção de curso ao entrar na UFC. Outra pergunta era se o estudante se via em um futuro de cinco anos, atuando na Área de Química ou afim, no qual cerca de 20% responderam que não, entrando para o Grupo de Risco. Entrava também para o grupo supracitado os que tinham até 1 e 1/2 salários mínimos (45%); que trabalhavam (20%), e que moravam com 4 a 7 pessoas na família (38%). Com relação às disciplinas cursadas foi relatado que 71% e 16% de alunos encontraram dificuldades em Cálculo Diferencial Integral e Introdução à Estatística, respectivamente. Conclui-se que o fator econômico é um dos fatores que pesam na decisão da desistência do curso, além das dificuldades em algumas disciplinas e a falta de motivação contribuem para a evasão, devendo todos esses fatores ser trabalhado para diminuir a evasão no Curso de Química.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Moreira Aguiar da Silva, L. P., Barbosa, A. S., Oliveira, E. M. da S., Rodrigues da Cunha, P. L., & Beserra Almeida, M. M. (2017). AVALIAÇÃO DO PERFIL DOS ESTUDANTES DE BACHARELADO EM QUÍMICA DA UFC COMO MEIO DE COMPREENDER E REDUZIR A EVASÃO DO CURSO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4355. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29379

Número

Sección

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação