OFICINA DIGITAL - IMPORTANTE FERRAMENTA AUXILIADORA PARA OS ALUNOS

Autores/as

  • Brunno Neves de Moura
  • Aliny Sousa Cordeiro
  • Roberto Cesar Cavalcante Vieira

Resumen

Desde sua criação no Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), a Oficina Digital possui um papel complementar no desenvolvimento de projetos, principalmente, para os alunos do curso de Design. A Oficina Digital se propõe a incorporar ao ambiente de ensino, experimentações de modelagem / prototipagem através do uso de tecnologias de fabricação digital, tais como: fresadora cnc (controle numérico computadorizado), máquina de corte a laser, impressora 3d, ferramentas de bancada, etc. O trabalho de monitoria visa dinamizar o uso dos equipamentos com orientação e melhor aproveitamento do espaço para produção dos trabalhos, elevando o laboratório a uma maior importância na vida estudantil. A experiência gerada com o uso da Oficina, propicia aos estudantes noções básicas de utilização dos mecanismos, uma melhor compreensão dos materiais e boas escolhas quando se trata de acabamentos de protótipos. O presente trabalho tem como objetivo mostrar o funcionamento da Oficina Digital para os alunos através de oficinas práticas, apresentando as possibilidades de uso dos equipamentos e os benefícios que o laboratório traz na materialização dos trabalhos pelos próprios estudantes. Por meio dessas oficinas, pretende-se ampliar a interação entre alunos com trabalhos participativos na oficina; diminuir evasão por meio de ferramentas que estimulam o processo de aprendizado; integração dos cursos através das atividades realizadas na Oficina Digital e Formação do grupo de prototipagem e fabricação digital do DAU;

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Neves de Moura, B., Cordeiro, A. S., & Cavalcante Vieira, R. C. (2017). OFICINA DIGITAL - IMPORTANTE FERRAMENTA AUXILIADORA PARA OS ALUNOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4437. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29461

Número

Sección

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação