PERFIL DOS ALUNOS DE BIBLIOTECONOMIA
Resumen
O ingresso na universidade é para muitos estudantes uma oportunidade de qualificação profissional e ao mesmo tempo de realizar o desejo dos pais, melhorar sua condição social e econômica e a possibilidade de um crescimento intelectual. O projeto de graduação tem como objetivo analisar junto aos discentes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, tanto os que estão chegando quanto aos veteranos, as visões que possuem sobre a ambientação no ambiente universitário e suas possibilidades de utilização dos recursos disponíveis tanto educacionais como administrativos, de extensão e pesquisa; a qualidade do ensino e da aprendizagem voltada para a estrutura curricular do curso, as ações que são realizadas para verificar os pontos considerados frágeis na ambientação e na qualidade do ensino para elaborações de melhorias com o intuito de evitar a evasão universitária e o fim do desejo da formação acadêmica. A metodologia utilizada inicialmente no projeto foi a realização de uma revisão bibliográfica e a aplicação de um questionário respondido por 142 discentes do total de 266 ativos no curso e as análises técnicas dos relatórios do SIGAA do trancamento de disciplinas no período de 2009 a 2016 demonstrando os dados por meio de planilhas e gráficos. Os resultados obtidos na pesquisa constatam a tendência de ingressantes nas universidades cada vez mais jovens o que pode resultar em mudanças de escolhas durante o curso devido à obrigatoriedade tão precoce de decidir sua profissão, porém essa mudança também pode resultar da dificuldade em conciliar as oportunidades do mercado de trabalho com os horários das aulas que são no período diurno para os discentes que precisam trabalhar.O projeto continua em andamento e as análises dos dados obtidos com a ambientação e a qualidade do ensino e aprendizagem serão utilizados na produção de artigos com o objetivo de proporcionar uma melhoria em vários aspectos do curso tanto para os discentes como para os docentes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Lima, P. F., Joselia de Oliveira, M., Belmont de Farias, G., & Belmont de Farias, G. (2017). PERFIL DOS ALUNOS DE BIBLIOTECONOMIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4440. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29464
Número
Sección
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.