A FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PET PEDAGOGIA A PARTIR DE NOVOS OLHARES SOBRE O EDUCAR
Resumen
O Programa de Educação Tutorial em Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará, tem como principal proposta pedagógica inserir os seus bolsistas em aprendizagens acadêmicas no tripé que fundamenta a universidade, ensino, pesquisa e extensão. Coexistente a essa missão, e conhecendo as implicações que os diversos projetos construídos pelo PET são capazes de proporcionar, o presente trabalho tem como objetivo central entender como a experiência em organizações sociais, como o Instituto Povo do Mar - IPOM, pode contribuir para a formação dos mesmos. O princípio metodológico que embasa esta investigação traz elementos da chamada pesquisa qualitativa. Utiliza como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Ela foi aplicada aos treze (13) bolsistas do PET Pedagogia, constituindo assim, um canal de comunicação e de interação entre os pesquisados, dando ênfase ao processo de interação e às relações humanas, à luz das ideias de formação docente e cooperação de Paulo Freire (2002), bem como nos princípios de formação descritos no Manual de Orientações Básicas - MOB (2006). A vivência foi realizada em um dia da terceira semana do mês de julho deste ano, na sede do IPOM, localizada no Bairro Praia do futuro. Neste período do mês acontecia a “Semana da Criança”, evento realizado pelo referido projeto. O grupo propôs uma tarde de experiências lúdicas associadas aos projetos vinculados ao PET e uma atividade integrada relacionada ao meio ambiente, proporcionando além da ludicidade, um momento educativo que se alia aos princípios formativos do Instituto. Realizar esta atividade em um espaço fora do âmbito acadêmico oportunizou aos bolsistas uma ressignificação do seu papel como educador (a), trazendo um novo olhar para ação de educar e para a importância da transformação por meio da reflexão. Ademais, o contato com organizações sociais promoveu novos olhares para ações pedagógicas e o conhecimento de novos espaços educativos para além dos muros da escola.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Oliveira Sales, A. F., Jessika de Medeiros, A., Oliveira, L. dos S., Rodrigues, A. de S. A., & Porto, B. de S. (2017). A FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PET PEDAGOGIA A PARTIR DE NOVOS OLHARES SOBRE O EDUCAR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4489. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29513
Número
Sección
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.