CORPOS AO MAR: TÉCNICAS DO CORPO E RITOS DE PASSAGEM DOS PESCADORES DE ACARAÚ.
Abstract
O trabalho tem como objetivo pensar sobre a figura do pescador, dessa vez não como é mais comum, em relação a seu imaginário, histórias, produção e afins (muito embora essas características permeiem o trabalho, por obviamente fazerem parte do universo dos interlocutores) temos desta vez como foco central os seus corpos, suas “transformações” e sua relação com esse “universo” que a maioria das pessoas não tem tanta interação assim, o alto-mar. Esses homens em sua maioria passam em média trinta dias sem pisar ou até mesmo ver terra firme, sem interagir com outras pessoas que não sejam a própria tripulação e passando por processos quase que ritualísticos quando deixam de serem, filhos e parentes de pescadores para se tornarem de fato um, pois na região é extremamente comum que os parentes mais velhos dos jovens os levem para sua primeira viajem em alto-mar, processo que será melhor descrito a seguir. Se analisa ainda que de forma rasa, um pouco sobre os corpos desses homens, desde suas transformações corporais, os processos de adaptação desse corpo a uma nova realidade, o que perpassa obviamente pelas questões de sensações, sentimentos e saúde. Desta forma como orientação teórica principal será utilizado o conceito de “técnicas do corpo” de Marcel Mauss (2003), e como recorte optou-se por um local e tipo de pescador específicos, no caso os que trabalham em embarcações de médio porte ou semi-artesanais, que passam cerca em média 30 dias em alto-mar, em sua grande maioria na prática da pesca de lagosta ou de alguns tipos de peixes mais específicos, como o atum. Além de recortar o tipo de pescador também temos um recorte espacial, onde nossos interlocutores foram pescadores que pescam na cidade de Acaraú tendo atuação na zona portuária dessa cidade. Com conclusões iniciais podemos perceber que há uma grande transformação em seus corpos em decorrência das atividades que os mesmos desenvolvem e as condições físicas as quais os mesmos são expostos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Moura, B. P., & Xavier de Holanda, F. U. (2017). CORPOS AO MAR: TÉCNICAS DO CORPO E RITOS DE PASSAGEM DOS PESCADORES DE ACARAÚ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4533. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29557
Issue
Section
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.