O PET-AGRONOMIA NO PROJETO A.G.I.R
Resumo
O A.G.I.R.(Ação do grupo interpet reunido) é uma ação conjunta dos grupos PETs do Ceará cujo objetivo é levar ações sociais para a comunidade contemplando as competências de cada grupo. A ação surge como uma atividade de extensão que pudesse integrar o INTERPET e aproximar a filosofia do PET à comunidade. A atividade ocorre por meio de oficinas, palestras, workshops ou serviços que cada PET pode oferecer aos participantes dentro de suas competências e habilidades. No dia 10 de junho de 2017 houve o evento A.G.I.R. na escola Joaquim Nogueira, onde os PET's Agronomia e Engenharia ambiental realizaram a atividade denominada: Horta vertical. A atividade consistiu no aproveitamento de garrafas PET para a produção de hortas que os alunos aprenderam a fazer e puderam levar para casa. Participaram da mesma, grupos de alunos durante período da manhã, que somaram 73 participantes. Inicialmente foi ensinado sobre o que é uma horta, suas principais características e o preparo de bandejas para o semeio de mudas. Em seguida, os alunos foram instruídos a fazer da garrafa PET um vaso que poderia ser suspenso em qualquer ponto da casa. Após o preparo da garrafa eles adicionaram substrato na mesma e foram instruídos sobre a maneira adequada de transplantar uma muda. As plantas utilizada para o transplantio poderia ser escolhida por eles, dentre estas tinham tomate, pimentão, pimenta, alface e uma ornamental (mãe de mil). No final da atividade foi entregue para os alunos um questionário, onde 100% das respostas classificaram a atividade como ótima e 100% deles a recomendariam para algum amigo. Portanto, pôde-se concluir que a atividade cumpriu o seu objetivo, integrou dois grupos PET´s, teve uma ótima aceitação dos participantes e pôde-se mostrar para os mesmos um pouco da realidade dos dois cursos organizadores, mostrando valores ambientais e econômicos, que contribuem para sua melhor formação social, ambiental e profissional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Aragao, J., Pereira de Oliveira, M., Lourenço, V. R., Juvenal de Oliveira, S., Cavalcante do Nascimento, L., & Campos de Magalhaes Bertini, C. H. (2017). O PET-AGRONOMIA NO PROJETO A.G.I.R. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4595. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29619
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.