PLATAFORMA EDUCACIONAL EM FARMÁCIA (PEF): UMA ESTRATÉGIA “ONLINE” PARA A MELHORIA DA GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
Abstract
O uso de novas tecnologias apresenta um enorme potencial na promoção da equidade e da qualidade educacional. As inovações tecnológicas podem auxiliar a aprendizagem, aprimorando a qualidade da educação, e promover a melhoria do desempenho dos estudantes. Nesse contexto, pensou-se no desenvolvimento de uma plataforma online, tendo como objetivo disponibilizar informações e conhecimentos com a finalidade de diminuir os índices de reprovação nas disciplinas e a desistência da graduação pelos alunos do curso de Farmácia da UFC. Na fase inicial do projeto, foi aplicado um questionário com a finalidade de saber quais disciplinas apresentam maiores dificuldades para os alunos e os motivos de desistência do curso de Farmácia. Os questionários mostraram as disciplinas: química, anatomia humana, embriologia e histologia como as mais difíceis e os principais fatores relacionados com a desistência ou vontade de desistir foram a extensa carga horária e a ausência de infraestrutura. A Plataforma Educacional em Farmácia (PEF) encontra-se disponível no site, de livre acesso, do Programa de Educação Tutorial do curso de Farmácia da UFC (PET/UFC-Farmácia), www.petfarmacia.ufc.br. É estruturada e organizada por semestre, contendo as disciplinas do curso de Farmácia. De responsabilidade dos petianos e da tutora do PET/UFC-Farmácia, é constantemente atualizada com conteúdo das disciplinas: slides, vídeo aulas, listas de exercícios e livros recomendados, além de outros materiais científicos atuais. Considerando que as novas tecnologias em educação são capazes de auxiliar alunos e professores nos processos de ensino/aprendizagem, esperamos que a implantação, atualização constante e utilização da PEF pelos alunos facilitem o processo de aprendizagem, despertando um maior interesse no curso, reduzindo a evasão, e assim venha a contribuir para a excelência da formação dos estudantes de Farmácia. Apoio: Pet/UFC-Farmácia; UFCDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Caminha, M. G., Caminha, M. G., Almeida, A. A., Farias Vasconcelos, B. R., Pinheiro, G. da S., & Pinto Nogueira, N. A. (2017). PLATAFORMA EDUCACIONAL EM FARMÁCIA (PEF): UMA ESTRATÉGIA “ONLINE” PARA A MELHORIA DA GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4628. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29652
Issue
Section
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.