PROJETO AULA MAGNA: ENSINO EM DOENÇAS NEGLIGENCIADAS

Autores

  • Isabelle Santos Teixeira
  • Duana da Frota Araújo
  • Diego de Jesus Vieira Ferreira
  • Bruna Schulthais Largura
  • Paloma Lucena Cabral
  • Diego Veras Wilke

Resumo

INTRODUÇÃO: Doenças negligenciadas são doenças que possuem complexa relação de causa e efeito com a pobreza, uma vez que paralelamente são mantidas pelas condições de pobreza e também contribuintes para a desigualdade socioeconômica. Segundo dados da OMS, mais de um bilhão de pessoas estão infectadas com uma ou mais doenças negligenciadas, sendo o Brasil o cenário de muitos desses doentes. Diante disso, é evidente a importância da abordagem desse tema no curso de Medicina. OBJETIVOS: Fomentar o interesse dos alunos de medicina pelo estudo em doenças negligenciadas; explanar os aspectos epidemiológicos e clínicos de doenças negligenciadas. METODOLOGIA: Nos anos de 2016 e 2017, o PET Medicina UFC realizou 04 (quatro) palestras sobre o tema, cada uma abordando uma doença – Hanseníase, Raiva, Malária, Leptospirose, Febre Amarela. Os palestrantes foram professores consagrados do curso de Medicina na UFC e médicos especialistas no tema convidados pelo PET Medicina UFC. O público-alvo foi o corpo discente dos cursos de saúde do campus Porangabuçu. As palestras renderam certificados aos estudantes que participaram de, pelo menos, 03 (três) palestras. RESULTADOS: A quantidade de participantes das palestras, tal como o número de certificados emitidos estão sendo analisados. CONCLUSÃO: Embora não estejam disponíveis os dados sobre o público das palestras, já é possível concluir que o PET Medicina UFC, com esse projeto, tem contribuído com a formação dos acadêmicos em Medicina, priorizando assuntos de relevância para a prática clínica. Apoio: SESu-MEC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Teixeira, I. S., Araújo, D. da F., Ferreira, D. de J. V., Largura, B. S., Cabral, P. L., & Wilke, D. V. (2017). PROJETO AULA MAGNA: ENSINO EM DOENÇAS NEGLIGENCIADAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4636. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29660

Edição

Seção

IV Encontro de Programas de Educação Tutorial