PROJETO SOAR: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Resumen
O trabalho que se segue é fruto de experiências vividas com o Projeto Sonhar, Acreditar e Realizar (SoAR). Elaborado em meados de abril de 2017, busca desenvolver atividades com base nos princípios da alegria e da colaboração e na crença na atividade educativa. O projeto realiza-se em uma organização não formal de ensino localizada no bairro Pirambu em Fortaleza (CE), como uma extensão do PET Pedagogia UFC, atendendo a crianças de faixas etárias variadas, bem como a formação das professoras da instituição. Iremos relatar experiências que pedagogicamente contribuíram para a formação dos bolsistas envolvidos, bem como refletir sobre as perspectivas que são adotadas no exercício da prática docente. A metodologia adotada terá um caráter qualitativo tendo como meios de análise diários de campo e conversas com o grupo de bolsistas, estratégias estruturadas por Gil (1993). Como resultados de quase um semestre letivo de atividades têm-se as vastas e ricas oportunidades de elaborar planos semanais de atividades, as dispendiosas e coloridas tardes de encontro e conversa com as professoras, a fim de trocar saberes e valores, e dentre vários outros, a oportunidade de crescer enquanto professores. Deste modo, desenvolvemos os princípios norteadores do PET, autonomia, cooperação, constituição de um ser ativo e processual. Por fim, e tendo em vista as atividades interacionistas vygotskyanas (VYGOTSKY 1998; 2016), alguns princípios da teoria walloniana (WALLON, 2008) como elementos epistemológicos que se preconizam nos planejamentos do projeto, conclui-se que o SoAR se constitui como um espaço autônomo de expressão de sujeitos em formação, e que as experiências neles vividas contribuem para aquilo que facilmente torna o sentido de ser professor cada vez mais ressignificado e vivo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Dantas dos Santos, G., Oliveira Sales, A. F., Jessika de Medeiros, A., Oliveira, L. dos S., & Porto, B. de S. (2017). PROJETO SOAR: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4641. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29665
Número
Sección
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.