SEMINÁRIOS DE TEMAS LIVRES E PROPRIEDADES AGRÍCOLAS
Resumo
Ao entrar na universidade os estudantes se deparam com vários desafios, entre elas a habilidade de apresentação é um dos problemas mais frequentes entre os recém-ingressos. A falta de prática antes da sua entrada na universidade pode ser um dos motivos que levam a isso. Por causa desta problemática o PET-Agronomia UFC resolveu propor uma atividade para o aperfeiçoamento do bolsista à apresentação de trabalhos científicos a partir da realização de seminários de temas livres e sobre as propriedades agrícolas visitadas nas viagens técnicas. Os seminários ocorrem nos dois semestres do ano, nas quintas-feiras no período do almoço. O primeiro ciclo do semestre é sobre as propriedades agrícolas visitadas no final do semestre anterior. O tempo para cada apresentação é de no máximo 20 minutos e depois mais 20 minutos para debates. Depois há mais 2 ciclos de seminário, porém, com temas livres relativo a Agronomia. Cada bolsista sugere um tema e estes são sorteados duas semanas antes de sua apresentação, sendo 3 apresentações por semana, de forma que o bolsista só tenha duas semanas para fazer sua apresentação. Neste último o tempo é de no máximo 15 minutos com mais 5 de perguntas. Após a apresentação, cada bolsista, tutor e co-tutor recebem um questionário de avaliação sobre o seminário apresentado. Neste questionário tem-se como objetivo conhecer a opinião e reação dos participantes sobre o tema e seu conteúdo técnico/científico, forma de apresentação, segurança, desenvoltura, etc. Nesta atividade, portanto, espera-se a aquisição de maior didática e segurança por parte dos bolsistas do PET para apresentações abertas ao público.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Soares de Aguiar, C. V., Silva, N. R., Moreira, J. V., Silva, B. do N., Aragão, J., & Campos de Magalhaes Bertini, C. H. (2017). SEMINÁRIOS DE TEMAS LIVRES E PROPRIEDADES AGRÍCOLAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4656. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29680
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.