ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA EM FOUCAULT, DELEUZE E GUATTARI
Resumo
A pesquisa busca investigar a concepção do conceito de Estética da Existência no pensamento dos filósofos da diferença Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault. Tentamos abordar como os conceitos articulados entre os pensamentos desses teóricos de diferentes abordagens cooperam para ampliar o olhar sobre a vida, através do conceito de Estética da Existência que podemos compreender como uma vida a ser produzida, que não é produto das normas e padrões da cultura. Pensar a vida como obra de arte, rede de forças em constante dinâmicas que permitem aos sujeitos contemporâneos resistir às formas de dominação subjetivas do capital e do Estado. Deleuze e Guattari entendem o capitalismo como força que atravessa todos na sociedade contemporânea, e de certa forma, produz sujeitos homogêneos. A proposta da Estética da Existência vem para alertar que a vida está passível de invenção, e que os modos de vida não são normas nem prerrogativas que devem ser seguidos. Mas as sociabilidades são forças em construção, movimentos. Os estratos, espaços estriados do Estado, do mercado, das identidades rígidas não devem prender a possibilidade de criação de vida nos espaços lisos, nos encontros, nos devires. Com relação mais aproximada com a arte contemporânea, onde a separação rígida entre arte e vida não é mais a regra, podemos ver surgir performances, instalações dentre outras linguagens que permitem aos artistas a experimentação e criação de uma Estética da Existência. Então, mesclando discussão teórica dos autores e apresentação de obras e processos de artistas, podemos articular a e movimentar os conceitos na produção de diferença na vida e no pensamento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Gomes de Lima, H., Oliveira de Lacerda, L., & Gallicchio Kroef, A. B. (2017). ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA EM FOUCAULT, DELEUZE E GUATTARI. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4716. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29740
Edição
Seção
IV Encontro de Cultura Artística
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.