“ZINE A LITERAÇÃO”: DE COLETIVO ARTÍSTICO A SELO EDITORIAL

Autores/as

  • Lara Maria de Araujo Machado
  • Marcelo Magalhaes Leitao

Resumen

A comunicação proposta pretenderá descrever o trabalho realizado enquanto bolsista do Projeto A Literação, apoiado pela Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do Programa de Promoção da Cultura Artística. Criado em 2015, o “Zine A Literação” foi inicialmente pensado como um coletivo artístico do Curso de Letras da UFC, tendo sido, a princípio, um trabalho feito e financiado pelos próprios estudantes, os quais tinham como principal meta contribuir para o fomento e divulgação dos trabalhos de criação artística e literária dos alunos do Curso. Nesse sentido, o coletivo teve uma ativa e importante atuação no ambiente da universidade, tendo promovido eventos de grande envergadura. Nesse ano, o coletivo se transformou em selo editorial, com a publicação e o lançamento de fanzines autorais e temáticos. Além disso, preocupado em proporcionar aos estudantes um espaço para o exercício crítico e não-ficcional, o A Literação surge com um site que busca dialogar com a proposta artística e reflexiva que sempre lhe foi cara. Como bolsista do projeto, as demandas recebidas sempre foram primordialmente de cunho gráfico e editorial, atuando no desenvolvimento de projetos gráfico e editorial dos fanzines, divulgação dos eventos em mídias sociais e outras necessidades de manifestação gráfica. Durante o ano, foram desenvolvidos 2 fanzines autorais, que engradeceram o conhecimento editorial da bolsista. Com esse trabalho, propõe-se um grupo de alunos que discuta não apenas o fazer acadêmico no Curso de Letras, mas também o artístico e suas intervenções.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Machado, L. M. de A., & Leitao, M. M. (2017). “ZINE A LITERAÇÃO”: DE COLETIVO ARTÍSTICO A SELO EDITORIAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4755. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29779

Número

Sección

IV Encontro de Cultura Artística