POLÍTICA E IDEOLOGIA: DEBATES POSSÍVEIS EM FÓRUM DE DISCUSSÃO ON-LINE
Resumen
O objetivo do trabalho é investigar de que forma o posicionamento político-ideológico dos professores influencia o modo de participação dos alunos nos fóruns de discussão em disciplinas a distância. A pesquisa foi realizada com o corpus textual referente ao semestre 2016.2 da disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais, ofertada pela Universidade Federal do Ceará. Esta contempla seis temáticas, abordadas por diferentes tutores: Filosofia da Diferença; Etnias e Africanidades; Construção de Gênero; Educação ambiental; Tecnologia, Tecnocultura e Tecnocracia; Direitos Humanos como Construção Social. Na avaliação da referida disciplina pelo corpo discente constavam relatos sobre uma falta de abertura a opiniões de posicionamento político-ideológico contrários aos dos professores e de materiais didáticos com viés político. Partindo da não existência de imparcialidade, busca-se revelar quais posturas docentes leva ao cerceamento da discussão. Compreendeu-se como determinante a não existência de uma explanação prévia sobre os temas por parte dos docentes sobre o próprio ponto de vista e outros pontos de vista existentes. Dessa forma, o posicionamento do material didático é o único apresentado e a não compreensão do corpo discente sobre o conceito de local de fala, resulta na interpretação de que pontos de vistas contrários estão errados quanto às respostas às tarefas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Carvalho, B. B., Pereira, R. C., Araujo de Oliveira Sousa, R. M., Martins de Lima, M., Teles, G., & Luciana de Lima. (2017). POLÍTICA E IDEOLOGIA: DEBATES POSSÍVEIS EM FÓRUM DE DISCUSSÃO ON-LINE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4787. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29811
Número
Sección
III Encontro de Tecnodocência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.