ANTÍGENOS CIRCULANTES NO DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO TRATAMENTO DA ESQUISTOSSOMOSE MANSONI, EM ÁREA DE BAIXA ENDEMICIDADE E EMPREGO DE NOVOS BIOMARCADORES PARA DETECÇÃO DE DANO RENAL.

Autores/as

  • Thais Ingrid da Costa Bomfim
  • Mariana Silva Sousa
  • Fernando Schemelzer de Moraes Bezerra

Resumen

O projeto foi criado com a finalidade de auxiliar e garantir uma maior eficiência quanto ao desenvolvimento da pesquisa “Biomarcadores renais e up- converting- phosphor lateral flow CAA (UCP-LF-CAA): novas ferramentas na detecção de dano renal e no diagnóstico da infecção por Schistosoma mansoni”. Esse estudo é parte de um projeto mais amplo denominado “Interrupção da transmissão da esquistossomose mansoni em uma área de baixa endemicidade no Estado do Ceará”, desenvolvido no Laboratório de Pesquisa em Parasitologia e Biologia de Moluscos da Universidade Federal do Ceará, no Departamento de análises clinicas e toxicológicas da UFC, em colaboração com pesquisadores da UFC (Linha de pesquisa em Doenças Renais), do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Centro de Pesquisas Rene Rachou/Fiocruz/MG e da Universidade de Leiden – Holanda. Dentre as atividades auxiliares, realizamos a informatização das informações descritivas das características epidemiológicas (sanitárias, socioeconômicas e comportamentais) dos 258 pacientes da comunidade de Bananeiras- Capistrano –CE, coletadas através do questionário estruturado, e dos resultados dos métodos de diagnóstico, com a construção de bancos de dados nos softwares Microsoft Excel® e EpiInfo®. Além disso, foi realizada a digitação de documentos (protocolos, ofícios, etc) essenciais para a continuidade do projeto e a organização dos materiais do laboratório em geral. Com isso, acreditamos que o projeto é de extrema importância para o andamento de uma pesquisa e também na formação dos discentes participantes, ou seja, permite a familiarização do aluno com novos softwares, a oportunidade de acompanhar resultados de métodos de diagnósticos e ter conhecimento com aparelhos e materiais do laboratório em geral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Bomfim, T. I. da C., Sousa, M. S., & Bezerra, F. S. de M. (2017). ANTÍGENOS CIRCULANTES NO DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO TRATAMENTO DA ESQUISTOSSOMOSE MANSONI, EM ÁREA DE BAIXA ENDEMICIDADE E EMPREGO DE NOVOS BIOMARCADORES PARA DETECÇÃO DE DANO RENAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4904. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29928

Número

Sección

II Encontro de Iniciação Acadêmica