ATUAÇÃO NO CAPS INFANTIL: O CUIDADO DOS CUIDADORES

Autores/as

  • JosÉ Michel de Alencar Martins
  • Jurema Barros Dantas
  • Ana Paula Soares Gondim
  • Jade Oliveira Brito Peixoto
  • Jurema Barros Dantas

Resumen

Este trabalho objetiva apresentar um recorte das atividades ainda em curso realizadas no CAPS infantil da Regional IV no bairro Cidade dos Funcionários em Fortaleza-CE. Com a parceria entre os cursos de Psicologia e Farmácia realizada pelas professoras Jurema Barros Dantas e Ana Paula Soares Gondim respectivamente, a partir de um trabalho interdisciplinar com os alunos bolsistas desses cursos são realizadas atividades com as crianças e seus cuidadores. Este trabalho apresenta um recorte do projeto envolvendo práticas interdisciplinares destacando a atenção e acolhimento aos cuidadores que lidam constantemente com as diversas manifestações de sofrimento psíquico na infância ao cuidarem dessas crianças. O trabalho realizado para esse público específico dos cuidadores acontece em reuniões semanais e são realizadas rodas de conversa e encontros em grupo com a finalidade de empoderamento desses responsáveis sanando dúvidas, prestando esclarecimentos sobre as patologias, orientando sobre a utilização da medicação e seus efeitos e outras demandas deles que porventura surjam. Evidencia-se com este estudo a importância da entrada do futuro profissional de Psicologia na rede de saúde a fim de que o mesmo possa contextualizar e problematizar suas práticas. Por fim, podemos apontar sobre a importância do trabalho multiprofissional que junto ao espaço do serviço e equipe de saúde podem contribuir em grande medida para um trabalho de qualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Martins, J. M. de A., Dantas, J. B., Soares Gondim, A. P., Brito Peixoto, J. O., & Dantas, J. B. (2017). ATUAÇÃO NO CAPS INFANTIL: O CUIDADO DOS CUIDADORES. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4949. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29973

Número

Sección

II Encontro de Iniciação Acadêmica