DISTINGUINDO O PROCESSAMENTO SINTÁTICO DO ACESSO LEXICAL
Resumo
O efeito de Priming, amplamente estudado na Psicologia, diz respeito à influência que um evento antecedente (prime) exerce sobre um evento posterior (alvo). Experimentos que utilizam o Priming como método tencionam investigar eventos associados tanto à memória implícita, que dizem respeito ao processamento involuntário, quanto à memória explícita, que investigam a ativação consciente (BLANK e LLAMA, 2016). Na linguística, o Priming é utilizado como método para investigar o tempo que o acesso lexical de uma palavra (alvo) pode ter se precedido por um outra palavra (prime) que apresente semelhanças semânticas, fonológicas ou morfológicas. Dessa forma, a proposição inicial dos estudos sobre o efeito de priming é que haverá maior rapidez no acesso lexical do alvo quando este for precedido por um prime com o qual compartilhe alguma característica (BUSNELLO, 2007). Apresentaremos uma proposta de trabalho que objetiva trazer evidências experimentais, por meio de uma tarefa de priming com uso de rastreador ocular, sobre um tema ainda controverso em relação ao acesso lexical: se a representação lexical está ou não ligada à estrutura sintática da sentença realizada (Thothathiri e Snedeker, 2008). Será possível observar durante a leitura de construções ativas e passivas efeitos diferentes de priming? Para calcular este efeito, o estudo propõe em experimento com duas tarefas: a primeira consiste na leitura simples de sentenças cujos alvos (itens lexicais pertencentes à mesma categoria) podem estar em posição de objeto em sentenças ativas ou em posição de sujeito paciente em sentenças passivas (Ex. O pudim foi comido por João./ João comeu o pudim.); a segunda tarefa é a nomeação de itens lexicais pertencentes à mesma categoria. Com a alternância da posição sintática, espera-se observar se a representação das construções sintáticas experimentais influenciam o tempo de fixação ocular na figura que representa o prime e no tempo de resposta da tarefa de nomeação do participante.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Xavier, P. S., Gurgel, J. L., & Teixeira, E. N. (2017). DISTINGUINDO O PROCESSAMENTO SINTÁTICO DO ACESSO LEXICAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5095. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30119
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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