GERENCIAMENTO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DO CURSO DE ENFERMAGEM
Resumen
INTRODUÇÃO: O Laboratório de habilidade do curso de Enfermagem é um espaço destinado para aulas práticas de procedimentos básicos de Enfermagem. Neste ambiente, o estudante desenvolverá habilidades de procedimentos e técnicas vistos em sala de aula, sendo um treino de forma controlada por meio de manequins. OBJETIVO: Relatar experiência no gerenciamento do Laboratório de habilidades do curso de enfermagem da Universidade Federal do Ceará. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência das atividades realizadas no laboratório de habilidades do curso de Enfermagem da referida instituição. Utilizou-se do planejamento, organização e controle das atividades do laboratório, cuja principal ferramenta no gerenciamento foi o Excel para o controle de materiais utilizados em cada aula prática, bem como o levantamento da freqüência das disciplinas que utilizam esse espaço. RESULTADOS: Durante o período do semestre 2017.1, verificou-se que a disciplina Laboratório de fundamentos de Enfermagem foi a que mais utilizou esse ambiente com cerca de 39 utilizações sendo 20 aulas; 11 monitorias e 8 estudos individuais, totalizando 36,1% do uso total. Seguido por Saúde sexual e reprodutiva com 23,1%; Saúde da criança II com 13%, Adulto II 12%; Adulto I 7,4%; Criança I 6,5% e Semiologia com 1,9%. Em relação aos materiais utilizados, verificou-se a diversidade 76 itens. Os materiais de maior utilização foram seringas com total de 506, seguido por agulhas 478, algodão 331 e luvas de procedimento 314 utilizações. CONCLUSÃO: A utilização do laboratório permite ao aluno praticar procedimentos e sanar dificuldades no próprio ambiente acadêmico. O gerenciamento desde ambiente favorece a organização das práticas e um melhor aproveitamento pelos aluno.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Borges de Avila, A. K., & Beserra, E. P. (2017). GERENCIAMENTO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DO CURSO DE ENFERMAGEM. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5182. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30206
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.