HORIZONTES COM CARÁTER COESO EM SOLOS DO BRASIL: ATRIBUTOS PEDOGENÉTICOS.
Resumen
Os Tabuleiros Costeiros apresentam solos com caráter coeso, os quais podem ocasionar impedimentos físicos à penetração das raízes e à dinâmica da água. A gênese desses horizontes ainda é muito questionada, porém sabe-se que sua natureza é pedogenética. Alguns estudos indicam que a gênese dos horizontes com caráter coeso pode ser atribuída à cimentação fraca e temporária promovida por compostos de baixa cristalinidade ou amorfos (Si e Al). A formação desse caráter pode estar relacionada também a atributos físicos dos solos, como a má seleção da areia. Outro possível processo responsável pela gênese dos horizontes coesos seria a alternância de ciclos de umedecimento e secagem, resultando na alteração da estrutura do solo. Dessa forma, objetiva-se com este projeto, avaliar a influência de compostos de baixa cristalinidade (amorfa) na gênese de horizontes com caráter coeso em solos dos Tabuleiros Costeiros do Nordeste brasileiro. Objetiva-se também analisar influência do grau de seleção e arredondamento da fração areia no adensamento dos solos coesos. O bolsista realizou conjuntamente com uma estudante de doutorado análises físicas e químicas, em laboratório, referentes ao projeto em questão. Foram realizadas as seguintes análises: - Extração química de silício e alumínio, com solução de oxalato ácido de amônio, conforme McKEAGUE e DAY (1996). - Determinação da resistência do solo à penetração nos solos estudados, com o auxílio de um penetrômetro eletrônico de bancada (modelo MA 933). - Quantificação e fracionamento físico das areias dos solos estudados (AMARO FILHO; ASSIS JUNIOR; MOTA, 2008).Descargas
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Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Castro, L. F. dos S., Vieira, J., Romero, R. E., & Romero, R. E. (2017). HORIZONTES COM CARÁTER COESO EM SOLOS DO BRASIL: ATRIBUTOS PEDOGENÉTICOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5203. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30227
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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