JOVENS INTÉRPRETES: O USO DA LINGUAGEM EM GÊNEROS DISCURSIVOS DIGITAIS
Resumen
O contexto digital tem um vasto conteúdo, com uma grande variedade de ferramentas tecnológicas que facilitam o acesso ao conhecimento. A escola, inserida neste contexto, precisa realizar atividades ligadas ao trabalho com a língua portuguesa e seus desdobramentos, incentivando a reflexão sobre a variedade das linguagens em gêneros discursivos. Os gêneros discursivos são características peculiares de cada tipo de texto, a maneira como ele se mostra aos leitores, sua formatação ou organização. Além do mais, podem ser visto como conseqüências da língua usada para comunicação e para compreendê-los é necessário entender a linguagem inserida na sociedade. Portanto, este projeto tem por objetivo analisar a contribuição das tecnologias digitais na produção e reflexão do uso da Língua Portuguesa com três turmas de alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Fortaleza. As atividades apresentam características dos gêneros que se formam a partir da produção hipertextual, fazendo uso das tecnologias digitais como ferramentas para a adequação dos usos da língua em sua norma culta e o internetês. Os gêneros a serem trabalhados nas atividades propostas atendem às expectativas do Ministério da Educação são: Autobiografia, Entrevista e Relato Pessoal. Tais atividades são realizadas no laboratório de informática, utilizando a ferramenta google classroom, envolvendo a pesquisa e a produção de hipertextos. Os dados serão coletados através da observação das atividades propostas, registradas em um diário de campo. Como resultados iniciais verificam-se o baixo conhecimento dos alunos em escrever textos com o uso do computador e em utilizar a norma culta em suas produções.Descargas
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Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Oliveira Aguiar, G. K., Ribeiro da Silva, C. M., & Freire, R. S. (2017). JOVENS INTÉRPRETES: O USO DA LINGUAGEM EM GÊNEROS DISCURSIVOS DIGITAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5258. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30282
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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