LEVANTAMENTO DA ATIVIDADE LECTÍNICA EM ORGANISMOS AQUÁTICOS COLETADOS NO CEARÁ
Resumo
Nas últimas décadas, animais marinhos tem sido alvo de constante pesquisa científica pela busca de novas moléculas. Moléculas isoladas do muco, fígado e ovários de peixes e de outros organismos, por exemplo,representam novas drogas em potencial. Dentre as moléculas isoladas dos organismos marinhos, destacam-se as lectinas. Lectinas são proteínas capazes de reconhecer e interagir com carboidratos de maneira específica e reversível, sendo elas capazes de aglutinar e precipitar células e gliconjugados. As lectinas estão presentes em todos os organismos vivos. Neste trabalho, objetivamos detectar a atividade hemaglutinante presente em 8 amostras de organismos marinhos sendo eles;Lythechinusvariegatus((gônadas (1) e fluido(2)), Arca imbricata(3),Corvohetromeyniaheterosclera(4)), Irciniastrabolina(5), Callyspongiavaginallis(6), Caulerpa prolifera(7), Palythoacaribaeorum(8).Os indivíduos foram coletados na Praia do Pacheco, na Praia do Paracuru, na Praia de Iracema e no açude Castanhão. Os animais foram macerados separadamente e os extratos preparados em tampão Tris, 25 mM, pH 7,6, contendo NaCl 150 mM e CaCl2 20 mM.Os extratos foram submetidos a ensaios de hemaglutinação usando eritrócitos humanos do sistema ABO, tratados e não tratados com as enzimas tripsina e pronase. As amostras 3,4,5,6 e 8 apresentaram atividade contra algum ou com todos os tipos de eritrócitos usados.As amostras 1,2 e 7 não apresentaram atividade contra qualquer dos eritrócitos testados. Dentre as cinco amostras que apresentaram atividade as que apresentaram atividade com maior representatividade foram as amostras 5,6 e 8, consequentemente estas amostras serão submetidas à processos de purificação das lectinas presentes. Já as amostras que não apresentaram atividade serão submetidos a novos ensaios usando eritrócitos de outros animais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Mendes Alves, V. R., Sousa, A. R. de O., Carneiro, R. F., Nagano, C. S., & Sampaio, A. H. (2017). LEVANTAMENTO DA ATIVIDADE LECTÍNICA EM ORGANISMOS AQUÁTICOS COLETADOS NO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5266. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30290
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.