LEVANTAMENTO DOS TEMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, COM ÊNFASE EM HIV, NO REPOSITÓRIO DA UFC
Resumo
O DSC (Departamento de Saúde Comunitária) da FAMED (Faculdade de Medicina) da UFC (Universidade federal do Ceará) desenvolve programa de pós-graduação (Mestrado e Doutorado), no qual exerço minhas atividades de bolsista de administração. O Mestrado em Saúde Pública é ofertado desde 1994. A presente pesquisa tem como objetivo investigar a produção de dissertações no DSC que tenham como foco de pesquisa a relação do HIV com as práticas sexuais de risco, incluindo as relações sexuais entre homens. A partir de um levantamento bibliográfico feito no site do repositório da UFC procurando-se pelas dissertações defendidas no Mestrado em Saúde Pública foram encontradas 299 dissertações que se enquadram em 437 assuntos diferentes. Destes, os principais são: Atenção Primária à Saúde (27), Hanseníase (21), Saúde Pública (17), Saúde da Família (15) e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (13), Epidemiologia (12), Tuberculose (12), Adolescente (11), HIV (11) e Programa Saúde da Família (10). Os que tratam sobre HIV são: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (13), HIV (11), Sorodiagnóstico da AIDS (5), Infecções por HIV (11). Foram encontradas três dissertações que faziam a conexão entre HIV e HSHs (Homens que fazem sexo com homens), mas apenas uma tratava diretamente das práticas sexuais. Em relação às outras duas, uma tratava sobre o teste de HIV em HSHs e a outra sobre a prostituição masculina e o HIV. Conclui-se que apesar da rica contribuição científica para inúmeros temas de interesse em saúde coletiva, há uma extrema carência de dissertações que tratem da problemática, pois apenas uma dissertação (vale ressaltar que é uma pesquisa de 1998) trata diretamente disso. É de extrema importância que os professores de pós-graduação em Saúde Pública incentivem os alunos nesta pesquisa, já que o público HSH (Homens que fazem sexo com homens) realmente demanda tal pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lopes, R. L., & Correia, L. L. (2017). LEVANTAMENTO DOS TEMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, COM ÊNFASE EM HIV, NO REPOSITÓRIO DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5272. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30296
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.