MANUAL PARA GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS
Resumo
O gerenciamento correto dos resíduos químicos, gerados nos estabelecimentos prestadores de serviços de saúde, é importante para garantir a biossegurança e a preservação do meio ambiente. Neste sentido, em dezembro de 2004, a ANVISA publicou a RDC nº 306, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) e, em abril de 2005, o CONAMA publicou a Resolução nº 358, que dispõe sobre o tratamento e disposição final desses resíduos. Considerando que gerenciamento inadequado dos resíduos químicos, gerados nos estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde, pode aumentar os riscos de acidentes e de contaminação do lençol freático, objetiva-se elaborar um guia para o gerenciamento adequado dos resíduos químicos, gerados nos laboratórios de ensino e pesquisa da UFC. Para tanto, serão utilizados os dados do inventário das substâncias químicas utilizadas, coletados por bolsistas da UFC, durante a vigência do Projeto de Gerenciamento de Resíduos Químicos, nos laboratórios dos Departamentos de Fisiologia e Farmacologia, Patologia e Medicina Legal e Morfologia, localizados no Campus da UFC de Porangabuçu. Inicialmente, fez-se uma análise das metodologias para gerenciamento de resíduos em artigos científicos e nas legislações mencionadas. Atualmente, está sendo elaborado um manual contemplando os conceitos básicos das etapas de gerenciamento dos resíduos químicos e uma síntese das informações contidas nas Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) para cada reagente utilizado. Posteriormente, o manual será disponibilizado aos pesquisadores participantes, com vistas a contribuir para melhoria da biossegurança no manuseio dos produtos químicos nos departamentos pesquisados.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Costa da Rocha, J., & Rocha, F. R. (2017). MANUAL PARA GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5279. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30303
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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