METODOLOGIA QUANTITATIVA COMO MEIO DE INTRODUÇÃO AO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO
Resumen
Atualmente, as metodologias qualitativas de pesquisa são predominantes nas ciências sociais, tanto no ensino superior quanto no ensino médio. A partir de novos métodos didáticos, o projeto tem o propósito de mostrar a alunos secundaristas da rede pública de Fortaleza novos ramos de inserção dentro do curso de ciências sociais. Buscamos temáticas do cotidiano que podem ser discutidas em sala de aula, fazendo uso de estudos que empregaram metodologia quantitativa para analisar questões sociais e políticas. Dentro do projeto, escolheu-se técnicas didáticas específicas para chamar a atenção dos alunos. Procurando ter em cada aula, em cada escola, um tema específico para se fazer um recorte político ou social como, por exemplo, a ocupação secundarista de 2016 e o “jeitinho brasileiro” de corrupção. Pretende-se adotar temas que são familiares aos alunos e que possam ser usados como recorte de pesquisa dentro da área de sociologia ou política. Além de levar para sala de aula noções de metodologia quantitativa, enriquecendo, assim, a formação sociológica dos alunos do ensino médio, o projeto pode, eventualmente contribuir para que alunos com facilidade para trabalhos envolvendo matemática passem a ver as ciências sociais como um campo interessante de estudo. A longo prazo, o ingresso de alunos com esse perfil em cursos de ciências sociais contribuiria para o desenvolvimento da área quantitativa.Descargas
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Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Lima, G. S., Pascoal, D., Rodrigues, N. M., & Alves de Aquino, J. (2017). METODOLOGIA QUANTITATIVA COMO MEIO DE INTRODUÇÃO AO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5294. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30318
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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