O ESTUDO TRANSDISCIPLINAR DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA COMO FORMA DE PROMOVER A SUA EFICÁCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: A infância e a adolescência devem ser protegidas por toda a sociedade das diferentes formas de violência. Nesse sentido, o ECA é o instituto legislativo de proteção a infância mais importante do Brasil. Uma norma válida e vigente pode preencher todos os requisitos técnicos e fáticos de eficácia, porém, ainda assim, pode não produzir qualquer efeito na sociedade. A eficácia da norma jurídica consiste na sua aptidão para produzir efeitos práticos. OBJETIVO: O ECA é considerado um marco na proteção da infância e tem como base a doutrina de proteção integral aos direitos e garantias das crianças e adolescentes. O objetivo deste trabalho é demonstrar que as atividades planejadas pelo Núcleo de Estudos Aplicados Direitos, Infância e Justiça - Nudijus contribuem para que o ECA cumpra sua finalidade. MÉTODOS: A avaliação foi feita a partir de um formulário no Google Documentos aplicado aos alunos que participaram das atividades promovidas pelo Nudijus (Rodas de Diálogo e Grupos de Estudo), os resultados foram expressos em forma de porcentagem. RESULTADOS: 97% dos alunos concordaram que o estudo transdisciplinar da norma jurídica contribui para promover a sua eficácia e 3% não souberam opinar. Quanto ao grau de importância das atividades promovidas pelo Nudijus para o estudo transdisciplinaridade a avaliação foi a seguinte: 44,4% atribuíram notas máxima em uma escala de 1 ( menor nota) a 5 ( maior nota). 33,3% conferiram nota 4 e 22,2% nota 3.CONCLUSÃO: Conclui-se que o estudo transdisciplinar do ECA contribui significativamente para expandir os seus efeitos sociais. Sendo, as atividades promovidas pelo Nudijus um meio para alcançar essa transdisciplinaridade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Barroso, D. D., Nobre, A. C., & Coelho de Freitas, R. (2017). O ESTUDO TRANSDISCIPLINAR DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA COMO FORMA DE PROMOVER A SUA EFICÁCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5327. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30351
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.