O VALOR DA OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS PARA SUA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Resumen
Para a Educação Infantil, a documentação pedagógica é a forma de, segundo Rinaldi (apud GANDINI, 2002, p.163) “chegar perto da criança”, saber o que ela pensa e o que quer dizer por meio de múltiplas linguagens. A ação de documentar pode constituir-se também uma profícua ferramenta de formação e de reflexão sobre a prática pedagógica. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo apresentar as diferentes atividades de observação e registro diário (escrito, fotográfico e por meio de vídeos) das experiências de aprendizagem vivenciadas pelas crianças de cinco anos. As observações e os registros foram realizados em vários espaços da instituição, sala de atividades e de leitura, parques e durante os passeios culturais. É importante ressaltar que essas ações de observar e registrar não foram realizadas somente sobre as experiências sugeridas pela professora da turma, mas também as vivenciadas espontaneamente pelas crianças e envolveram outras atividades, tais como digitalização e categorização dos registros. O trabalho foi desenvolvido com 14 crianças da turma Infantil 5, da Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança – UUNDC. Para a realização das observações e dos registros foram necessários estudos sobre várias temáticas, dentre elas, a importância de se observar e escutar as crianças no lugar de impor experiências como adultos. Essa experiência como bolsista na UUNDC contribuiu para minha vida acadêmica pela explícita aproximação à docência, possibilitando interagir com a professora e as crianças e construir conhecimentos sobre como elas aprendem e se desenvolvem.Descargas
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Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Nascimento Moreira da Silva, A. C., & Araujo Saboia Leitao, F. M. (2017). O VALOR DA OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS PARA SUA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5344. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30368
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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