OBSERVATÓRIO SOCIOAMBIENTAL DE BARRAGENS: CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS NO ESTADO DO CEARÁ
Resumen
O objetivo deste trabalho é apresentar a proposta de consolidação do Observatório Socioambiental de Barragens do estado do Ceará (OSAB-CE), em articulação com o Observatório Socioambiental de Barragens (OSAB) e coordenação do Laboratório de Estudos de Políticas Públicas (LEPP-UFC). Pretende-se especificamente analisar e consolidar no site www.observabarragemce.ufc.br as pendências sociais, os conflitos e os rearranjos espaciais na construção destas barragens e aprofundar o estudo a respeito da reparação de impactos socioambientais em três grandes Barragens no estado: Castanhão, Figueiredo e Lago de Fronteiras e avaliar em que medida estas ações têm contribuído para a emergência de conflitos entre os envolvidos no processo. Em termos metodológicos os dados primários serão coletados em pesquisa direta com o movimento dos atingidos por barragens e com os agentes institucionais responsáveis pela instalação das barragens. Os resultados esperados da consolidação e funcionamento do Observatório Socioambiental de Barragens do estado do Ceará (OSAB-CE) é disponibilizar informações atualizadas e detalhadas sobre as barragens no estado do Ceará a pesquisadores, estudantes, organizações da sociedade civil, ambientalistas, defensores de direitos humanos, movimentos populares e formuladores de políticas energéticas, de recursos hídricos, ambientais entre outras, com a finalidade de permitir um maior debate na sociedade acerca dos conflitos socioambientais gerados em decorrência da construção de barragens.Descargas
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Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Vieira Rodrigues Vasconcelos, Y. K., Barros, P. H. da S., & Monte, F. S. de S. (2017). OBSERVATÓRIO SOCIOAMBIENTAL DE BARRAGENS: CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS NO ESTADO DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5346. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30370
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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